20/02/24 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais da Corevali promovem ações para a saúde mental entre os servidores

Janeiro Branco conquistou espaço especial nos centros de reclusão

Servidores da sede administrativa da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) e de seus estabelecimentos penais subordinados foram envolvidos, no último mês, em diversas ações em prol da saúde mental. As atividades em alusão ao chamado Janeiro Branco fizeram um importante alerta para os cuidados com o bem estar mental e emocional, recebendo o apoio do Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS) regional, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) dos centros prisionais.

O Janeiro Branco é uma campanha desenvolvida por psicólogos e psiquiatras que busca a construção de uma cultura que valoriza a saúde da mente. Idealizada em 2014, a iniciativa engaja pessoas, autoridades e organizações na promoção de relações humanas mais saudáveis. O primeiro mês do ano foi escolhido para o movimento por inspirar reflexões sobre a vida, o encerramento e início de ciclos, o futuro e objetivos que desejamos alcançar. A cor branca representa de forma simbólica “folhas ou telas em branco” sobre as quais é possível escrever um novo começo e criar novas experiências.

Na sede da Corevali, a psicóloga do Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer (GAPC) de Taubaté, Carina de Souza Fonseca, abordou em uma palestra informativa o tema “Depressão e Transtorno de Ansiedade Generalizada”. Cerca de 15 servidores participaram do encontro que expôs as características e sintomas da depressão e da ansiedade, a definição do luto (e a diferença entre tristeza e depressão) e a importância do autoconhecimento para identificar os sinais de um transtorno mental. A profissional ainda destacou quais são os fatores que podem auxiliar na melhoria do bem estar da mente, como uma boa alimentação aliada à prática de atividades físicas.

Algumas unidades prisionais também abraçaram a causa e desenvolveram suas próprias atividades para conscientização entre o corpo funcional.

Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Charles Demitre Teixeira” de Praia Grande

O CDP de Praia Grande realizou uma palestra que abordou questões como a qualidade dos relacionamentos, comportamentos, uso de medicação psicotrópica, o papel da psicologia na prevenção das doenças mentais, relação entre estresse e depressão, relações saudáveis, entre outras.

CDP de Mogi das Cruzes

O CDP de Mogi proporcionou ao seu quadro funcional uma palestra ministrada pela psicóloga Eliane Fátima Oliveira da Silva sobre a campanha Janeiro Branco. O objetivo foi instigar a atenção e os cuidados com a saúde emocional.

CDP de Taubaté

Com o apoio da Capelania Batista, a enfermeira Tatiana Camargo Castilho palestrou para os servidores do CDP elencando hábitos e atitudes que ajudam a fortalecer a saúde da mente.

Centro de Ressocialização (CR) Feminino de São José dos Campos

Em parceria com a Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) do município, o CR trouxe uma palestra sobre saúde mental para as suas reeducandas. Participaram do encontro 24 detentas.

Penitenciária de Registro

O centro de reclusão de Registro, por meio dos policiais penais João Carlos Leite Neto e Lincoln Menegaci Santos, promoveu um encontro descontraído e dinâmico entre os servidores para falar sobre a importância do diálogo em situações que causam aflição e angústia.