19/02/24 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Parcerias bem-sucedidas capacitam reclusas para a vida em liberdade

Com foco na reintegração social e na reinserção de mulheres presas no mercado de trabalho, a SAP e a Universal nos Presídios ofereceram cursos de qualificação profissional

A parceria bem-sucedida entre a Secretaria de Administração Penitenciário (SAP) e a Universal nos Presídios (UNP) certificou 380 reclusas da Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS) em cursos de capacitação. As Coordenadorias de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e a de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) apoiaram a ação. A certificação ocorreu em 15 de dezembro.

O diretor da penitenciária, Osvaldo Martins Bueno, destacou o espírito de coletividade e empenho com os quais o corpo funcional trabalhou em conjunto com a parceira. “É uma grande alegria a formatura dessas reeducandas, que dão um passo tão importante em suas vidas e nos mostram que o processo de ressocialização é possível”, declarou.

Ele ainda destacou que vê com bons olhos a iniciativa das alunas como uma iniciativa à reintegração para a vida em família. De acordo com Bueno, esse ofício poderá proporcionará renda quando estiverem em liberdade.

Dentre as autoridades presentes no evento, destacam-se o secretário executivo da SAP, Coronel Marco Antonio Severo Silva; o coordenador da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, Antonio José de Almeida; o diretor do Grupo de Relações Institucionais da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Lucas Roberto Gonçalves Silva, como coordenador substituto da CRSC; além do presidente da 125ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil OAB-Santana, Peter Aparecido de Souza, e membros da UNP, o Advogado Marcelo Rodrigues e o pastor responsável pela ação, Clodoaldo Rocha.

A unidade também registrou a presença de familiares de três reeducandas formandas. Os membros da família foram contatados pelo Centro de Reintegração Social da penitenciária e aceitaram, de pronto, o convite.

Cursos de capacitação

As formações aconteceram no período de 19 de outubro a 10 de dezembro, com 24 horas de carga horária. Todos as aulas foram ministradas por facilitadores que contam com experiência profissional nas áreas. Quanto à certificação, a Instituição de Ensino a Distância Fanduca esteve à frente da ação.

As alunas receberam treinamento teórico e prático em áreas distintas. Durante os cursos foram apresentados às reeducandas todos os processos de fabricação e desenvolvimento de cada área, incluindo manuseio de produtos alimentícios e degustação, palestras e debates sobre posturas e comportamento para se garantir numa vaga de emprego, até técnicas de musicalização e harmonização vocal, bem como toda a visão que cerca o mundo empreendedor.

No que diz respeito à técnica de gastronomia, os cursos de Brigadeiro Gourmet e Salgados para Festas tiveram a adesão de 205 e 77 alunas, respectivamente. Já na área de construção civil, foi oferecido o curso de Pintura Predial a 48 estudantes. Foram ministrados também o curso de Empregabilidade contou com 66 inscritas e na opção musical, com técnicas de vocal, foram outras 35, totalizando 466 mulheres inscritas.

Na programação para os próximos meses consta a continuidade de formação para as custodiadas da penitenciária. A parceria SAP com a UNP prevê a capacitação de 490 presas no primeiro trimestre de 2024.