19/02/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CPP de Pacaembu e Penitenciária de Osvaldo Cruz abrem calendário de Jornadas da Cidadania na Croeste

Privados de liberdade receberam atendimentos diversos nas unidades prisionais no período

O calendário das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda de 2024, realizado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), foi aberto neste mês, entre os dias 5 e 9, com a realização do evento em duas unidades prisionais da região: Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu e Penitenciária de Osvaldo Cruz.

A Jornada é um conjunto de ações de cidadania desenvolvidas pela SAP, em parceria com o Grupo de Capacitação Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), juntamente com a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste). Os serviços oferecidos aos reeducandos incluem mutirão de atendimentos jurídicos e de saúde e demais orientações que os auxiliarão na retomada da vida em liberdade. As atividades são uma extensão dos serviços que já são rotineiramente prestados nas unidades.

O CPP de Pacaembu realizou sua 13ª edição da Jornada, promovendo ações preventivas, orientativas e práticas totalmente voltadas às necessidades dos internos. Durante o evento foram contabilizados 2.422 atendimentos diversos, como: palestras sobre “Paternidade” proferida pelo servidor Daniel Vittoretti dos Santos; “Benefícios Eventuais do Governo”, pelo diretor do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura Municipal de Pacaembu, Pablo Fernando Gordo de Jesus; “A Importância de Verbalizar suas Emoções”, pela psicóloga Fabiana Ferrari; “Abstinência”, pela enfermeira Maria Alcione Rodrigues Sanches de Souza; “O Papel do Homem na Família e Sociedade”, proferida pelo pastor André Ribeiro Carazzato, da Igreja Batista de Junqueirópolis; “Autossabotagem”, pelo servidor Daniel Vittoretti dos Santos; “O Papel da Central de Atenção ao Egresso e Família - CAEF” , pelo representante da regional de Presidente Prudente; “Atividade do Perdão”, pela enfermeira Maria Alcione R. Sanches de Souza; e, “A importância do autocuidado na prevenção de doenças”, pelo odontólogo Fernando Bueno de Oliveira.

Osvaldo Cruz

Na Penitenciária de Osvaldo Cruz, 100% da população carcerária participou das ações desenvolvidas durante a Jornada da Cidadania. Foram totalizados 4.186 atendimentos no período. A jornada reuniu um conjunto de atividades com a finalidade de promover tanto a reflexão sobre cidadania quanto garantir a inserção adequada à sociedade dos reeducandos, Na abertura, houve momento ecumênico e apresentação de música e apresentação do projeto de viveiro de mudas de árvores nativas por reclusos alojados na unidade.

Várias palestras de orientação foram proferidas para os custodiados, como: “Perfis comportamentais e suas características”, pela enfermeira Maria Alcione Rodrigues Sanches de Souza; “A importância do autocuidado na prevenção de saúde”, Nadia Tessaro Saleis; e, “A Corresponsabilidade do Homem no Planejamento Familiar”, por Marlene Salustiano Silva e Souza.

O presidente do “Lar Esperança” de Parapuã, Ademir Pereira de Souza, foi convidado para palestrar sobre “Os Reflexos do Alcoolismo na Saúde Biopsicossocial”, que destacou a importância de discutir o tema junto à população carcerária. “É um privilégio participar desse evento tão importante”, afirma. Ele conta que a entidade que preside atua há 24 anos em Parapuã, acolhendo pessoas que buscam orientação e tratamento.

Ademir acredita que a sociedade ainda é deficiente na prevenção do uso de substâncias que causam dependência, como o álcool. “O tratamento adequado é fundamental, mas estamos em uma sociedade que não prioriza políticas públicas preventivas em saúde mental. Luto para libertar as mentes encarceradas pela cultura do álcool”, completa.