15/02/24 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presos da Penitenciária "Parada Neto" de Guarulhos participam de curso de liderança com foco na vida em liberdade

De forma inovadora, o curso Global Leadership Summit auxilia os reclusos do sistema prisional a mudarem o rumo de suas vidas

Com foco na preparação para a liberdade, 59 presos do regime fechado da Penitenciária I “José Parada Neto”, de Guarulhos, participaram do curso de liderança Global Leadership Summit, promovido pela Igreja Batista do Povo. A iniciativa contou com total apoio da Fundação Estadual de Amparo ao Trabalhador Preso "Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O curso visa auxiliar as mais diferentes pessoas no processo de definição de um novo capítulo na vida e tem em seu histórico experiências bem-sucedidas no sistema carcerário dos Estados Unidos (EUA) desde 2015. Para a Superintendente de Atendimento e Promoção Humana da Funap, Eunice Rosa Godinho, "o Summit provoca profundas reflexões sobre o comportamento de cada um, motivando mudanças que buscam a realização pessoal, com reflexos no futuro do reeducando”.

De acordo com o colaborador do Global Summit Leadership, Alexandre Teixeira Cavalcanti, o treinamento apresenta conceitos sobre liderança e as histórias de pessoas que aprenderam com seus desafios. O programa conta com nove palestras que estão focadas em servir as pessoas e ter foco no bem maior.

Em quatro dias de curso, de 4 a 7 de dezembro passado, os 59 reclusos aproveitaram ao máximo as 12 horas de aulas. Segundo o Diretor Geral da unidade prisional, André Luiz Alves, a receptividade dos custodiados à oportunidade não poderia ser melhor.

“Os presos sentiram-se privilegiados em poder participar do curso e a avaliação foi muito positiva”, assegurou o dirigente. Alves destacou que a expectativa dos participantes é que haja outros módulos e que demais reclusos possam vivenciar do treinamento.

Na opinião do diretor, o treinamento marcará a vida pessoal e profissional dos custodiados. Ele relata que as informações recebidas de servidores, que lidam no dia a dia com alguns desses reclusos, dão contam da mudança de postura de alguns deles nas tarefas que exercem na unidade.

Avaliação positiva

Segundo Cavalcanti, a equipe do Summit ficou impressionada com o nível de atenção dos reeducandos ao conteúdo. Na dinâmica do curso, após cada palestra, os participantes tiveram um tempo de reflexão para contextualizar os conceitos à sua realidade e finalizaram escrevendo uma ação para pôr em prática, com base no que aprenderam. A surpresa, de acordo com o colaborador, foi que muitos compartilharam o impacto em suas vidas e até mesmo traçaram planos de um futuro melhor.

Com base na experiência vivida na penitenciária, Cavalcanti relata que o grupo de palestrantes ficou impactado pelas experiências compartilhadas. “O retorno foi além do que esperávamos. Ouvimos de alguns deles que o projeto trouxe esperança e direcionamento e que os ajudaria no maior desafio de suas vidas: o retorno à sociedade”, revelou.

O colaborador fez questão de registrar a admiração pelo bom trabalho realizado na penitenciária por parte do diretor geral. Além disso, destacou que foi uma honra poder colaborar com o trabalho da Funap junto aos reeducandos. “Saímos tendo a certeza que sementes de transformação foram plantadas e com a esperança que essas darão frutos”, destacou.

Histórico do Summit nos EUA

A aplicação do Global Leadership Summit em população carcerária tem um histórico de ações bem-sucedidas, visto que essa iniciativa já acontece em unidades prisionais dos EUA desde 2015, alcançando mais de 200 estabelecimentos prisionais. Quanto aos resultados, Cavalcanti relata que são extraordinários, começando pela melhora nos relacionamentos dentro da unidade, tanto entre reeducandos quanto com a equipe. Outro benefício apontado por ele é o conteúdo do curso que se torna, por si só, uma ferramenta de auxílio na reintegração, dando direcionamentos quanto a como contribuir com a sociedade, exercendo uma liderança servidora e uma influência positiva no ambiente em que estão.

Assim como nos EUA, também aqui no Brasil todos os participantes são orientados e inspirados a ter uma visão de propósito em suas vidas, visando um bem maior que si mesmos, e a trabalhar para isto. Os organizadores são unânimes ao afirmar que esse é um passo importante para a reconstrução e transformação.