17/04/13 | Patricia Freitas - Equipe de Comunicação / CRSC

Parceria entre SAP e Sert beneficia reeducandos de Presidente Venceslau

Eles trabalharão na limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais

Programa Auxílio Desemprego qualifica reeducandos, egressos e familiares e proporciona trabalho em órgão da administração estadual e municipal

Dezoito reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto na Penitenciária I de Presidente Venceslau assinaram um termo de adesão ao Programa Emergencial de Auxílio Desemprego – conhecido como Frente de Trabalho – e vão trabalhar na limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais. O convênio é uma parceria entre as Secretarias de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e da Administração Penitenciária (SAP), por intermédio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). Além dos presos, também serão beneficiados egressos e seus familiares. Quem ganha com isso é a população dos municípios envolvidos, que contará com a mão de obra carcerária.

A vigência do termo é de nove meses, com jornada de atividades de seis horas por dia, pelo período de quatro horas semanais e um dia, de seis horas, para participação no curso de qualificação ou alfabetização. Os reeducandos receberão da Sert, uma bolsa-auxílio, vale transporte e auxílio alimentação. O Programa proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social.

A cerimônia que formalizou a parceria aconteceu neste mês de abril, no auditório da Penitenciária I de Presidente Venceslau e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, Osny Carlos Screpanti, diretor da unidade prisional; Jorge Duran Gonçalez, prefeito da cidade e Nilson Branquinho Scalon, presidente da Câmara de Vereadores.

Nos discursos foi destacada a importância de promover trabalho e capacitação aos reeducandos e o preparo profissional, para quando saírem da prisão, não retornarem ao mundo do crime e terem uma chance de vida melhor. As autoridades destacaram que é através do trabalho e da educação, que os presos, egressos e familiares têm oportunidades de reconstruir em seus pilares, uma estrutura social mais justa, humana e livre da pobreza e da exclusão social. A reinserção do detento na sociedade objetiva que ele seja humanizado e que sua personalidade seja transformada juntamente com a assimilação de valores morais, necessários para torná-lo apto a viver socialmente.

Neste sentido o município de Presidente Venceslau, através deste convênio, torna-se cidade pioneira na região ao adotar mão de obra de detentos, que estão em fase final do processo de reinserção e reintegração social.