Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/02/24 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Coração saudável, mente saudável: servidores da CRN participam de ações de Saúde Mental

Iniciativas das Cipas ajudaram a estimular o cuidado com a mente e com as emoções

“Pratique gratidão”; “Tenha momentos com pessoas queridas”; “Pratique meditação”; “Tenha um hobby”. Essas foram algumas dicas do painel interativo confeccionado pelos funcionários da Penitenciária “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz” de Pirajuí. A tela, instalada no saguão de entrada do prédio administrativo da unidade prisional, faz parte do Janeiro Branco, e buscou destacar atividades que estimulam o bem-estar mental e emocional.

A iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) visa instruir o corpo funcional sobre como obter melhor qualidade de vida por meio dos cuidados com a mente. Ações desse tipo são importantes – principalmente - para profissionais da segurança pública, como é o caso do quadro funcional da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Palestras

Outros três estabelecimentos da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) promoveram, por meio de palestras, a importância do Janeiro Branco. Nas Penitenciárias II de Gália e “Osíris Souza e Silva”, de Getulina, foram realizados encontros entre servidores e psicólogos. Os técnicos de saúde ensinaram sobre como o contato social e a socialização fazem bem para a mente e corpo, além de auxiliarem na diminuição de sentimentos de solidão.

Na sede da CRN, a policial penal e psicóloga por formação Silvia Fregonesi, integrante do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) Noroeste, palestrou sobre estratégias para lidar com ansiedade no trabalho, destacando técnicas de gerenciamento de estresse e a importância da comunicação saudável. A interação na sessão de perguntas e respostas enriqueceu a experiência, conscientizando os presentes sobre a importância da higidez mental no trabalho.

“A abordagem equilibrada de Silvia contribuiu para um entendimento abrangente, proporcionando aos participantes não apenas conhecimento, mas também ferramentas práticas para enfrentar desafios emocionais no ambiente profissional”, disse Victor de Souza Ito, presidente da Cipa da sede da CRN.

As ações do Janeiro Branco nas unidades penais contam com o apoio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP).

aasassa
Topo