Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/02/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Semear começa 2024 com continuidade garantida pelo novo presidente do TJSP

Em ano que celebra 10 anos de atividades, parceria entre Judiciário, Executivo e Sociedade Civil apresenta resultados

Na última quarta, 7, aconteceu a primeira reunião de 2024 do Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando (Semear) no Palácio da Justiça.

No ano em que o Semear completa dez anos, a abertura dos trabalhos foi realizada já com uma boa notícia: o Desembargador Luiz Antonio Cardoso, Coordenador da Coordenadoria Criminal e de Execuções Criminais (Ccrim), anunciou a continuidade do Semear durante a gestão do novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

Desde o início do projeto, 84% das pessoas participantes das ações do Semear não voltaram a reincidir. Um balanço de 2015 a 2023 contabiliza 18.700 reeducandos, 3.893 egressos e 512 servidores que passaram pelos 572 projetos realizados pelo Semear em 138 unidades prisionais. Os dados fazem parte de um balanço das atividades do Sistema apresentado pela Diretora Executiva do Instituto Ação pela Paz, Solange Senese, durante a reunião.

O Semear foi criado em 2014 pela Corregedoria Geral da Justiça, tendo como parceiros a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária e o Instituto Ação pela Paz. Em sua fala de abertura, o Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, destacou que o Semear é de extrema necessidade, não só para a Secretaria, mas para a sociedade, que “vê a pessoa entrando e saindo, e isso não é difícil de acontecer 10,20, 30 vezes. Esse problema é de todos, então eu saúdo o Judiciário que teve essa iniciativa de buscar congregar esses entes para chegar à solução do problema”, ressaltou.

Ainda durante a apresentação, a Juíza Jovanessa Azeved, Juíza Assessora da Corregedoria, parabenizou os participantes da reunião pelo comprometimento com “esse trabalho de suma importância para a ressocialização, esse cuidado ainda dentro da unidade prisional”, destacou. A Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania da SAP, Carolina Branquinho Maracajá, comemorou o entusiasmo dos participantes ao verificar os resultados: "Se a gente consegue salvar um ali, já é gratificante. Quando a gente fica sabendo do sucesso de um egresso, do sucesso de um parceiro novo, vemos que vale a pena. Por isso estamos aqui, após todos esses anos", destaca. O antigo Coordenador das Unidades Prisionais da Região Central e atual da Região Noroeste, Jean Ulisses Carlucci, relatou a experiência da Penitenciária de Piracicaba, quando a entrada do Semear permitiu a ampliação do curso de cabeleireiro, que já era oferecido, mas que tinha, até então, poucas vagas: “com o advento do Semear, o curso foi ampliado para mais de 100 vagas. Mais de 100 pessoas passaram a ter, no período do curso, em torno de 3, 4 meses. As ações nas unidades são escaladas e podem ser replicadas”, ressaltou.

Várias outras autoridades compareceram à reunião, além das citadas acima, como o Corregedor- Geral da Justiça, Desembargador Francisco Eduardo Loureiro; Marcelo Zanchetta e Eunice Rosa Godinho, respectivamente Superintendente da Diretoria Executiva e Superintendente da Diretoria de Atendimento e Promoção Humana da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap; coordenadores regionais da SAP, Antonio José de Almeida (Coremetro) e Luiz Fernando Boteon (CRC) – este último, virtualmente; Jorge Seibichler, Diretor da Penitenciária de Limeira; Leandro Lanzellotti de Moraes, Presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária OAB/SP; Daniele Postoiev Fogaça, Secretária da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP; Alexis Couto de Brito, Advogado Criminalista; Jiane da Penha Caldeira, representando o Pró-Egresso da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Jayme Brasil Garfinkel, presidente do Instituto Ação pela Paz; Leonardo Precioso, empreendedor social e CEO Instituto Recomeçar, entre outras.

aasassa
Topo