08/02/24 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Servidores da região oeste do Estado de SP são mobilizados em prol da saúde mental

Atividades despertaram reflexões sobre o autocuidado

O primeiro mês do ano é de renovação de projetos, mudança de hábitos e novas expectativas. Janeiro pode representar um marco significativo na vida de muitas pessoas e, por isso, é uma data de realização de importante campanha em prol da saúde mental.

Atenta à essa necessidade, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da equipe do Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS) da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), promoveu ações voltadas ao “Janeiro Branco”, com a participação de servidores de diversas unidades na região.

“Na campanha desse ano, o objetivo foi de aproximar o servidor a ações práticas que estimulem a qualidade de vida, como terapias, atividade física, meditação, que o servidor pode executar com ou sem auxílio de um profissional”, comenta Fabiana Minzoni Rocha, Diretora Técnica II de Saúde do CQVIDASS.

“Temos que entender que proporcionar momentos de conexão com o nosso corpo e mente, traz grandes benefícios para nossa saúde. Focar no agora, no que está sentindo e lançar um olhar para dentro do nosso mundo interior nos auxilia a desfazer emaranhados emocionais e prevenir doenças”, afirmou.

Uma das terapias apresentadas na campanha realizada na sede da Coordenadoria, foi a acupuntura. “A saúde mental como um todo determina como a gente vai conviver em sociedade, como vamos reagir diante das frustrações que acontecem normalmente em nossas vidas. Engloba aspectos emocionais e também traz reflexos no nosso físico”, disse a farmacêutica e acupunturista Giuliene Meneguello.

Segundo ela, a acupuntura tem benefícios comprovados e age diretamente no sistema nervoso: ativa substâncias no cérebro, que regulam hormônios do bem-estar, como a dopamina, endorfina e serotonina. “Traz todo esse equilíbrio, essa regulação interna do nosso sistema e na visão da medicina chinesa, da nossa energia vital. Ela potencializa o tratamento medicamentoso e é alternativa complementar para casos até mesmo de redução de doses de antidepressivos, explicou.

A professora de Educação Física, Erika Garcia, promoveu momento de atividade com servidoras através da zumba. “Quem não tem tempo para cuidar da saúde, vai ter que ter tempo depois para cuidar da doença. Essa é a realidade de quem vive no sedentarismo”, destacou.

“Quero agradecer a iniciativa de todos os envolvidos na campanha. Nos sentimos vistos e queridos, além de despertar conscientização para a importância de dedicarmos tempos a nós mesmos”, comentou a servidora Lais Muraro Pereira.

A campanha

Desde 2017, o Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) da CSSP, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) promovem campanhas que buscam conscientizar o servidor da SAP sobre a promoção da saúde mental. As unidades prisionais desenvolvem palestras e orientações aos servidores durante todo o mês de Janeiro.

A campanha foi criada em 2014 em Minas Gerais, por psicólogos, com o intuito de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental e mostrar a compreensão do conceito como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo. A ideia é fazer do mês de janeiro o marco temporal para que as pessoas e instituições sociais reflitam e efetivem ações em prol do combate ao adoecimento emocional.

Programação

Na sede da Coordenadoria, a programação das atividades alusivas ao “Janeiro Branco” contou com práticas de bem-estar: massagem terapêutica, shiatsu, auriculoterapia, acupuntura e ventosaterapia, promovidas por Ane Camilo e Renata Kanashiro; palestra com o tema “Descubra-se: o poder do autoconhecimento, proferida pela psicóloga Daiane Aranda Selverio Diniz; palestra “Acupuntura como prática terapêutica complementar”, com Giuliene Meneguello; prática de Mindfulness – técnica de relaxamento com óleos essenciais, pela diretora do CQVIDASS Fabiana Minzoni Rocha e atividade física com aula de zumba, pela professora Érika Garcia.