Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/01/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Ações para cuidar da saúde do Policial Penal são reunidas em site criado pela Senappen

Objetivo é dar visibilidade nas atividades realizadas nos sistemas penitenciários

Os servidores ligados ao sistema prisional de São Paulo contam com uma nova ferramenta na área de saúde. É o projeto Valoriza – Saúde em Foco, um banco de dados criado para dar visibilidade às ações de promoção da saúde e qualidade de vida dos funcionários de todo país e também de fora do Brasil.

A iniciativa é da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio da sua Coordenação Nacional de Saúde e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) já inseriu duas atividades que aplica no dia a dia: uma delas é o Programa de Rastreamento das Condições de Saúde dos Servidores, que detecta os servidores em risco para o desenvolvimento de doenças como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica, além de promover o diagnóstico precoce.

Outra iniciativa é Oficina de Saúde Mental, que foi pensada após a observação do estabelecimento da relação da casualidade entre trabalho e adoecimento mental ter sido tema de diversas discussões, entre os profissionais da área da saúde nos mais variados contextos de atuação do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo.

A Diretora de Políticas Penitenciárias da Senappen fez toda a Curadoria de Iniciativas em Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário, mapeou, selecionou e publicou as iniciativas e práticas, tanto acadêmico-científicas, quanto institucionais, organizacionais e locais do servidor.

As informações constam no site https://www.curadoriaprojetovaloriza.com.br, que funcionará como um espaço de memória dos relatos e de base para aprimoramento dos cuidados a partir dos conteúdos propostos.

aasassa
Topo