01/02/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Escola de Administração Penitenciária recebe visita de instituição norte-americana que pesquisa sistemas prisionais

Comitiva veio conhecer como funciona a formação de Policiais Penais de SP

A Escola de Administração Penitenciária (EAP), na zona norte da capital, recebeu, em 23 de janeiro, uma comitiva do ARrow Center for Justice. A instituição norte-americana atua no desenvolvimento de soluções práticas e ágeis para enfrentar desafios como as condições das prisões e redução da reincidência criminal, em uma política de pesquisa focada na promoção da excelência entre os profissionais que atuam no sistema prisional. A EAP tem como finalidade básica implementar a política de formação, capacitação e desenvolvimento do servidor penitenciário.

A comitiva, de 29 profissionais do Estados Unidos, Alemanha, Noruega, Colômbia e também do Brasil, foi recepcionada às 10h30 no auditório da EAP pelo Secretário Marcello Streifinger; pelo Secretário Executivo, Marco Antonio Severo; pelo Chefe de Gabinete, Maximiano Cássio Soares e pela Diretora da Escola de Administração Penitenciária, Gisele Silveira Rodrigues.

O Coronel Streifinger, que está à frente da Pasta desde janeiro do ano passado, deu boas vindas ao grupo e agradeceu a presença de todos, além de se colocar à disposição dos profissionais, que vieram acompanhados do juiz federal Etiene Coelho Martins, que também participa do grupo interessado na busca soluções pragmáticas para o aprimoramento do sistema prisional.

Após a recepção, os estudiosos conheceram as instalações da EAP e tiveram acesso ao conteúdo da grade curricular dos cursos de formação e os trâmites para o ingresso dos servidores. Na oportunidade, a diretora Gisele falou sobre os desafios da escola nos dias atuais. “O maior desafio é fazer com que um cidadão tenha que se despir de toda e qualquer crença limitante, para então, assumir um cargo de agente”, disse. Gisele ressaltou, ainda, o papel do agente no processo de reintegração social do apenado.