29/01/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornada da Cidadania atende mais de 800 reeducandos com atividades inclusivas no CDP de Nova Independência

Objetivo é oferecer aos presos serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Nova Independência realizou, em outubro, a 3ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, que envolveu 88,24% da população carcerária com atividades inclusivas e de prevenção de doenças. No evento, 855 privados de liberdade tiveram acesso a serviços focados na reintegração social - um total de 1.359 atendimentos.

A iniciativa da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda é da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE). O projeto foi idealizado pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com as coordenadorias regionais de unidades prisionais.

O objetivo é oferecer anualmente aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade, levando para o ambiente carcerário ações que ofereçam ferramentas de reintegração das pessoas privadas de liberdade.

Visando fortalecer a vida do reeducando, a Jornada acontece como suporte para o enfrentamento do período pós reclusão, buscando fomentar a promoção da cidadania com a ampliação da oferta de atividades, dando maior importância ao acompanhamento já realizado dentro do período de aprisionamento.

Entre os atendimentos prestados na unidade foram oferecidos monitoramento da saúde, emissão de documentos, atendimento jurídico, orientação sobre direitos, cuidados estéticos, palestras e oficinas sobre temas diversos além de atualizações aos reclusos sobre a mudança ocorrida na sociedade durante o período em que está recluso e, consequentemente, fora do ambiente externo e atualizações quanto a política de combate à discriminação e preconceitos diversos.

Estiveram presentes na abertura oficial do evento a Secretária Municipal de Saúde de Nova Independência, Liamar Masselani; a Secretária Municipal Assistência Social, Silmara Macchi; Paulo Juvêncio, Ancião da Igreja Congregação Cristã no Brasil; o prefeito do município, Fernando Macchi Santana; Geraldo Juniti Oguri, presidente da Câmara Municipal; o 3º Sargento da Policia Militar, Sergio Araujo Batista; Suzi Leite, Coordenadora Pedagógica que representou a diretora da escola vinculadora Profª Zilda Prado Paulovich. Todos foram recepcionados pelo diretor da unidade, Rodrigo Bordinassi Gallego.