Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/01/24 | Alice Maira/Henrique Barreti - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

11º Encontro de Cipeiros na região noroeste discute estresse e qualidade de vida

Os servidores foram instruídos acerca das causas, consequências e estratégias para lidar com o estresse

No final de 2023, a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), por meio do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS) e com o apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado (CRN), promoveu o 11º Encontro de Cipeiros no Clube Náutico de Araraquara.

O evento reuniu 190 servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que integram a região noroeste e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os Diretores Técnicos III das Unidades Prisionais, a Coronel Eunice Rosa Godinho da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP) e o Dr. Jean Ulisses Campos Carlucci, Coordenador da CRN. O encontro foi dedicado ao tema “Estresse”.

A Diretora do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVIDASS) da CSSP, Alessandra Conversani, conduziu a abertura do evento, enfatizando a importância vital das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a saúde e segurança dos servidores. Na sequência, a Psicóloga Clínica Karina Borges ministrou a palestra "Estresse", abordando os conceitos essenciais desse fenômeno, suas causas e consequências.

A palestra subsequente, "Superando o Estresse" ministrada pela Psicóloga Clínica Roberta Viviane, apresentou estratégias práticas para lidar com o tema. No encerramento, a Sexóloga Lauren Almeida abordou o tema "Liberte-se do estresse explorando a sexualidade como fonte de felicidade e bem-estar", trazendo um vídeo que ressaltou a importância da sexualidade como uma fonte significativa de prazer e bem-estar, capaz de contribuir para a redução do estresse.

Para a servidora Vania Cristina, Agente de Segurança Penitenciária e Presidente da CIPA da Penitenciária Feminina de Pirajuí, abordar esse tema é essencial para que as pessoas possam refletir um pouco sobre si e como lidam com o estresse. “A experiência em participar do 11º Encontro de Cipeiros, com o tema estresse, foi muito enriquecedora (...) pois despertou em mim a necessidade de refletir sobre a maneira como lido com as situações do dia-a-dia”, relata Vania.

aasassa
Topo