Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/01/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Mais de 9 mil testes são aplicados em presídios da região na campanha “Fique Sabendo”


A Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizou no mês de dezembro a campanha “Fique Sabendo”, envolvendo a população carcerária.

Nos presídios subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), foram aplicados no período, 9.095 testes para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites B e C na população privada de liberdade (PPL) das 45 unidades prisionais compreendidas pela Coordenadoria.

A campanha “Fique Sabendo” faz referência ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e é realizada com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.

Segundo a diretora técnica de Saúde do Centro Regional de Atenção à Saúde da População Prisional - Região Oeste, Denise Tomokane, a campanha visa promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas para que conheçam seu status sorológico.

“A ação favorece a realização de exame para pessoas mais vulneráveis, além de vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico, reforçando as medidas de prevenção e diagnóstico ao HIV e às outras IST e o cuidado integral às pessoas vivendo com HIV/AIDS”, concluiu.

aasassa
Topo