Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/01/24 | Sonia Pestana – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Literatura de cordel e a Cidadania

Projeto lúdico une professores e reeducandos na Penitenciária II de Franco da Rocha

A partir de um tema recorrente nos dias atuais, os educadores da rede estadual da escola vinculadora “Domingos Cambiaghi” viram a oportunidade de trabalhar de forma lúdica o significado da palavra Cidadania, voltada para a literatura de cordel, com os alunos da Penitenciária II “Nilton Silva” de Franco da Rocha. A ação educacional contou com o apoio da direção da escola e também por parte da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), pertencente à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Segundo os professores, o projeto envolveu todas as disciplinas e contou com o envolvimento dos estudantes dos ciclos I e II, respectivamente do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. O primeiro passo da ação junto aos reclusos foi, na verdade, uma checagem para saber o ponto de vista de cada um sobre a vida em sociedade, algo que envolve Direito, Dever, Equidade, Generosidade, Solidariedade, dentre outras coisas. As respostas serviram de base para uma roda de conversa que os levaram a perceber que direitos e deveres andam juntos.

Trabalho em equipe

Cada disciplina aproveitou ao máximo a ação para dar o enfoque adequado ao tema. Por exemplo, nas aulas de Português a classe foram divididos em grupos para cumprirem a tarefa da produção de um cordel com o tema Cidadania, agrupando versos, na forma rimada. Ao final, os próprios alunos escolheram o trabalho que melhor representava o assunto.

Já as disciplinas de Artes, Educação Física, Matemática e Inglês, além das turmas de alfabetização, ficaram com a tarefa de confeccionar cartazes temáticos e caixas de palito de madeira pintadas e decoradas em complemento ao projeto. O grupo produziu também uma cartilha sobre direitos e deveres dos cidadãos. Ainda, coube aos professores de História, Geografia, Arte e Ciência a elaboração de mapas do Brasil mostrando a diversidade de pessoas e culturas por meio de bonecos produzidos pelos alunos.

Para a equipe dos educadores, a ação atingiu os objetivos. Segundo o relatório do projeto, a lição foi aprendida, enfocando de forma ampla tudo que envolve a vida em sociedade, incluindo responsabilidade e solidariedade.

Entre os cinco reclusos que tiveram o texto de cordel selecionado, o sentimento era de gratidão, sobretudo por estar representando a classe. No processo de montagem do trabalho a valorização das pessoas ganhou o destaque merecido. Segundo os alunos, a intenção foi enfatizar a importância de acreditar nos sonhos e não permitir que ninguém julgue a capacidade de cada do outro.

Em resultado disso, o grupo de reeducandos reproduziu, ao estilo de literatura de cordel, o desejo para um mundo justo com muita Cidadania: “Mais amor e menos guerra, essa é a nossa meta. Cidadania no futuro – muita paz, amor, união, igualdade e educação”, destaca um refrão.

aasassa
Topo