Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/01/24 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Sarau literário proporciona arte e cultura a reeducandas da Penitenciária Feminina de Campinas

Reunião permitiu as custodiadas se expressarem por meio da leitura, dança, pintura, teatro, música e poesia

As mulheres encarceradas na Penitenciária Feminina de Campinas participaram de um sarau artístico promovido com a finalidade de ajudá-las a compreenderem e usarem os elementos de construção da linguagem de forma reflexiva e funcional.

A reunião literária ocorreu em dezembro, visando criar um espaço onde elas pudessem se expressar e compartilhar conhecimentos relacionados à literatura, à dança, à poesia, à leitura, à música, à pintura e ao teatro.

Segundo Elisande Quintino, uma das idealizadoras do projeto, “ao interagir com os conteúdos, elas tiveram a oportunidade de explorar, experimentar e construir seu próprio conhecimento. Isso as torna protagonistas de sua própria aprendizagem, permitindo que desenvolvam habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisões”.

“O momento também pode ser terapeuticamente benéfico, permitindo que as detentas se conectem com suas emoções e encontrem formas saudáveis de lidar com o estresse e a ansiedade”, explica. Quintino ainda afirma que participar de um sarau pode ajudar as detentas a desenvolverem habilidades artísticas, como canto, declamação, improvisação e interpretação.

O projeto foi idealizado por Elisande Quintino em parceria com Nelson Gergoni, que também é professor na unidade prisional.

aasassa
Topo