12/04/13 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

1ª Sipat em CDPs de Pontal e Taiúva

Unidades realizaram Semana de prevenção de acidentes após completarem primeiro ano de existência

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Palestra sobre primeiros socorros com demonstrações práticas

Os Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Pontal e Taiúva promoveram a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), em março deste ano. As duas unidades apresentaram palestras sobre diferentes temas relacionados à segurança no trabalho e na vida pessoal, no intuito de fornecer informação, integração e motivação aos servidores.

CDP de Pontal

Na unidade de Pontal, a Sipat aconteceu entre os dias 25 e 28/03, com a participação de mais de 100 servidores. O primeiro dia de evento foi contemplado com a palestra do psicólogo e representante do Núcleo de Saúde do Servidor da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), Nilson Dantas, que falou sobre motivação e abordou diversos pontos sobre relacionamento interpessoal no âmbito pessoal e profissional.

“Álcool e drogas” foi tema de uma palestra ministrada pelo servidor da Penitenciária I de Pirajuí, Marcos Antonio dos Reis, que tratou do uso abusivo dessas substâncias. Já o soldado do Corpo de Bombeiros de Sertãozinho, André Luis Braga, discorreu sobre o combate e prevenção de incêndios, através da demonstração de como evitar acidentes em situações corriqueiras.

Além das palestras foram disponibilizados exame de pressão arterial e teste de glicemia durante toda a semana. Cerca de 90 servidores se submeteram aos exames. Um café da tarde também foi oferecido aos presentes.

O encerramento da Sipat foi marcado por um almoço em comemoração ao aniversário de um ano do CDP de Pontal, inaugurado em 30/03/2012.

CDP de Taiúva

A primeira Sipat do CDP de Taiúva ocorreu nos dias 07 e 08/03. A cerimônia de abertura foi feita pelo diretor da unidade, Carlo Júlio Tarifa Botta, que através de vídeos e exemplos práticos, ressaltou a importância da Sipat e da existência de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) em locais de trabalho, no intuito de fornecer qualidade de vida aos servidores. Botta também falou sobre os efeitos da prisionização no indivíduo.

No mesmo dia o sargento da Polícia Rodoviária, Rinaldo Onofre Fradi, discorreu sobre direção defensiva. Fradi orientou os funcionários sobre os cuidados a serem tomados por condutores de veículos e pedestres nas ruas, com enfoque na nova legislação de tolerância zero.

No segundo dia do evento, o sargento do Corpo de Bombeiros de Bebedouro, Leandro Freizinger, ministrou uma palestra sobre primeiros socorros às vítimas de acidentes e os cuidados a serem tomados ao prestar socorro. Freizinger ressaltou a importância de solicitar o apoio de autoridades competentes no momento do acidente.

Aproveitando a data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as servidoras da unidade foram homenageadas e presenteadas, como forma de lembrar a importância de cada uma no dia a dia do CDP.

Segundo a direção do presídio, os funcionários demonstraram satisfação com os temas abordados na Sipat e interagiram durante o café ofertado no evento.

Vale lembrar que, assim como o CDP de Pontal, a unidade de Taiúva também completou um ano de existência recentemente, em 18/01.