Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/01/24 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Funcionários da Penitenciária Feminina de Campinas apadrinham abrigados em instituição de caridade

Brinquedos, roupas e calçados foram doados a assistidos pelo Convívio Aparecida

Servidores da Penitenciária Feminina de Campinas apadrinharam crianças e adultos assistidos pelo Serviço de Acolhimento Institucional Convívio Aparecida, unidades I e II, doando roupas, calçados e brinquedos. Além do Convívio, a pastoral carcerária que assiste a unidade prisional também foi contemplada com brinquedos para doar as crianças em situação de vulnerabilidade.

Para Luciana Proença, diretora geral da penitenciária, "as iniciativas realizadas tiveram por objetivo trazer reflexões sobre o espírito solidário que permeia todos durante o encerramento do ano. Com a colaboração voluntária dos servidores, foi possível alcançar diversas crianças que se encontram recolhidas em abrigos, proporcionando momentos de alegria e acalento ao coração delas", diz a gestora.

As boas práticas desenvolvidas na unidade prisional visam não só ressocializar, mas também estreitar os laços entre as pessoas privadas de liberdade e as que estão livres. Assim, o sistema prisional se propõe a contribuir de alguma forma com as pessoas que estão em necessidade. O apadrinhamento faz parte da campanha Natal Solidário – adote uma criança.

A diretora de saúde da unidade, Eliete Cecilia Correa Hyppolito, relatou sua experiência ao presenciar a entrega das doações. “Nos emocionamos com o contato com as crianças e adolescentes que se mostraram carentes de atenção e afeto, e que souberam demonstrar a gratidão a todos nós. Acreditamos que ações como essa fazem a diferença, não somente para os que receberam os presentes, mas também ao corpo funcional e seus familiares que se mobilizaram na compra dos presentes”.

Convívio Aparecida

O Serviço de Acolhimento Convívio Aparecida - unidade I - oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes de zero a dezoito anos afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhando-os para família substituta.

Já a unidade II, é voltada para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, de ambos os sexos, que apresentem acentuada vulnerabilidade social e familiar, que precisam de acompanhamento terapêutico e proteção temporária.

Arte

Ainda no fim de ano, sob supervisão das servidoras da unidade, as reeducandas confeccionaram cartão de Natal com o intuito de recepcionar os seus familiares cadastrados no rol de visitas. Elas foram deixadas livres para criar a arte e escrever as mensagens.

Os servidores também tiveram a oportunidade de assistir a uma peça teatral apresentada pelo Grupo Cenarte, cujo tema foi 'Natal, uma história de amor’.

aasassa
Topo