Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/01/24 | Augusto Biason – Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP e Instituto Federal proporcionam capacitação a 296 reeducandos

Convênio entre Reintegração Social e IF Sul de Minas levou cursos a unidades prisionais e hospital de custódia

A parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) resultou na qualificação profissional de 276 pessoas privadas de liberdade e 20 pacientes do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) de Taubaté ao longo deste ano.

Onze estabelecimentos prisionais do Estado de São Paulo foram beneficiados por essa iniciativa, que busca proporcionar oportunidades de desenvolvimento e capacitação aos reeducandos, promovendo uma perspectiva mais positiva para o futuro.

Os cursos foram divididos em dois eixos principais: Gestão de Negócios e Produção Alimentícia, visando atender às demandas variadas do público-alvo.

Gestão de Negócios

No campo da Gestão de Negócios, o curso de almoxarife foi ofertado em unidades como os CDPs Belém I e II, Penitenciária II de Tremembé, Feminina II de Tremembé, além do HCTP de Taubaté. Com carga horária de até 200 horas, o curso proporcionou qualificação profissional para atuarem em almoxarifado, preparando os participantes para atividades relacionadas à gestão.

Outra iniciativa dentro desse eixo foi o curso de microempreendedor individual, realizado na CPP Campinas. Com 160 horas/aula, o curso capacitou os participantes com conhecimentos essenciais para o empreendedorismo individual.

Além disso, o CPP de Hortolândia contou com o curso de vendedor, com carga horária de 160 horas, que proporcionou conhecimentos relevantes para a área de vendas.

Produção Alimentícia

Dentro do eixo de Produção Alimentícia, o curso de padeiro foi ministrado nas Penitenciárias Femininas da Capital e de Sant’Ana e Penitenciária José Parada Neto de Guarulhos. Com carga horária de 200 horas, o curso capacitou os participantes nas práticas fundamentais da panificação.

Para o Diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade, Diego Ferracini Lacerda, a parceria entre a CRSC e o IFSULDEMINAS já rendeu inúmeros frutos ao oferecer capacitação aos alunos. “A qualificação profissional visa promover a reintegração social dos reeducandos do sistema prisional no mercado de trabalho, de modo a concretizar a inclusão cidadã e promover a redução da reincidência criminal. Além disso, também propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade”, destaca.

aasassa
Topo