Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/01/24 | Sonia Pestana - Imprensa Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Centro de Detenção Provisória de Diadema completa 18 anos de funcionamento

Dois diferenciais dão o merecido destaque à unidade prisional masculina: construção vertical e direção geral nas mãos de uma mulher

Há 18 anos a região do ABCD ganhava mais um Centro de Detenção Provisória (CDP) vertical, a outra unidade fica em Mauá. Trata-se do estabelecimento penal de Diadema que hoje possui mais um diferencial: a unidade masculina tem em sua direção geral uma mulher, Solange Alves Machado Rodrigues. A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) juntamente com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) parabenizam a todos os profissionais envolvidos na importante data.

Do ano de 2005 até os dias atuais o CDP teve cinco dirigentes distintos que colocaram a unidade prisional em destaque. O estabelecimento penal possui 5.952,98 m² de área construída em sentido vertical e está equipado com enfermaria, consultório odontológico, salas de aula e espaços multifuncionais, além das áreas administrativas, dentre outros.

Para Marcelo Cabianca Chicalé, diretor geral do local de 2017 a novembro de 2023, o trabalho na unidade é um marco importante em sua trajetória na SAP. Foi em Diadema que Chicalé assumiu sua primeira diretoria geral, contando com apoio da Coremetro e dos profissionais locais. “Durante os sete anos de gestão conseguimos formar uma equipe profissional no sentido estrito da palavra, dedicada e focada. Acredito que desempenhamos um excelente trabalho”, declarou.

Atuando como dirigente do CDP desde 13 de novembro de 2023, Solange disse que ter a oportunidade de estar à frente do estabelecimento penal é um grande aprendizado. E ela destaca: “Só será possível enfrentar os desafios contando com a colaboração e o empenho de toda a equipe de gestores e corpo funcional, como é de costume”.

Ações de educação

O CDP de Diadema atualmente conta com duas salas de aula dedicadas ao ensino formal pelo sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sob a responsabilidade da Escola Estadual “Vila Socialista”. Em paralelo às aulas formais, a escola vem implementando um conjunto de ações para sensibilizar os reclusos como protagonistas de suas histórias de vida, incluindo aí a situação em que se encontram atualmente.

A unidade tem ainda dois outros espaços multiuso para a aplicação de cursos profissionalizantes e complementares. Um deles é a Sala da Liberdade, inaugurada no CDP no mês de setembro de 2023, pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), em conjunto com a própria SAP. A área é dedicada a projetos de remição de pena pela leitura e para a aplicação de cursos à população prisional. Atualmente a unidade prisional conta com um acervo bibliográfico de cerca de 1.900 livros.

Na mesma linha de remição de pena pela leitura, o CDP comporta ainda outras iniciativas. Bom exemplo vem das parcerias com o Centro Universitário das Américas (FAM) e o Instituto Palavra de Paz, que já atenderam cerca de 200 presos.

Por ser um espaço multifuncional, ele permite a realização de cursos e atividades educacionais e culturais, como o projeto “Paz no Coração”, realizado com o Instituto Ação Pela Paz (IAP), a partir do Programa Semear. A ação busca desenvolver, por meio de palestras e meditações guiadas, o equilíbrio emocional, físico e espiritual de seus participantes.

Paralelamente, a unidade abre espaço para o acolhimento e a reflexão dos reclusos sobre atos de violência contra a mulher. Por meio da parceria firmada com o Serviço de Mediação de Conflitos da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Município, profissionais qualificados ministram uma série de encontros do Grupo Reflexivo de Homens (GRHOM).

Em andamento estão ainda os módulos do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (Proet) e Teleport Educacional, orientados por monitor reeducando contratado pela FUNAP. Ambos os cursos são voltados ao empreendedorismo e à capacitação para profissionais autônomos, envolvendo perto de 40 presos mensalmente. Além disso, recentemente o CDP foi palco do curso de cabeleireiro promovido pela Universal nos Presídios (UNP), formando 15 alunos.

aasassa
Topo