08/04/13 | Rosana Tenreiro - Assessoria de Imprensa - SAP

Governo do Estado de São Paulo esvazia Cadeia Pública de São Roque

Presos foram retirados de cadeias públicas com a inauguração das unidades prisionais de Capela do Alto

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), esvaziou no dia 3/4, a cadeia pública do município de São Roque. A última transferência de presos aconteceu na mesma data, às 9h, com o encaminhamento de treze presos ao Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto.

A unidade de Capela do Alto foi entregue no dia 18/3 e trinta dias após sua inauguração, seis cadeias públicas serão desocupadas. O prazo foi anunciado pelo secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes durante cerimônia em São Roque. Gomes informou que ao todo 456 presos da região de Sorocaba serão transferidos para a rede SAP. Os municípios contemplados foram: Buri, Capão Bonito, Pilar do Sul, Porangaba, São Roque e Itapeva. O cronograma de transferências foi elaborado pela SAP, que também se encarrega de efetuá-las.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, a meta do Governo é zerar o número de presos em delegacias em todo o Estado. Até agosto de 2013, serão transferidos os homens e em 2014 a desocupação será também das mulheres.

Alckmin definiu que 3/4 foi um “dia histórico” para São Roque, pois com a desativação da cadeia instalada na cidade, a população poderia se sentir mais segura, já que a unidade carcerária se encontrava em meio ao centro do município, ao lado da rodoviária e de um centro educacional e cultural.

O Plano de Expansão de Unidades Prisionais desenvolvido pela SAP acaba beneficiando a Polícia Civil, que conseguirá aprimorar os seus trabalhos de investigação e esclarecimento de crimes, por não precisar mais dispor de pessoal para tomar conta dos presos. ”Isso vai ajudar muito a Polícia Civil melhorar a essência do seu trabalho e é um grande ganho e benefício à população”, finaliza Alckmin.