15/01/24 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Egresso do sistema prisional lança livro no CR de Araraquara

Evento ocorreu durante solenidade de comemoração do aniversário da unidade penal

O evento de comemoração dos 22 anos do Centro de Ressocialização (CR) de Araraquara, realizado em 20 de dezembro na unidade penal, foi marcado por uma solenidade com homenagens, pela presença de autoridades e presos, apresentações musicais e pelo lançamento de um livro feito por egresso do sistema prisional.

“Por detrás das grades azul del rey”, de autoria de José Mortati Junior, foi escrito durante o cumprimento de sua pena e reúne parte da história do CR e breves relatos de alguns sentenciados (com nomes fictícios), além de experiências vivenciadas pelo autor, como o próprio projeto de escrever a obra e como isso o ajudou enquanto esteve privado de liberdade.

Exemplares do primeiro lote do livro foram destinados à sala de leitura do estabelecimento penal e ao Hospital de Câncer de Barretos para ajuda filantrópica.

Em sua fala, o diretor do CR, Otácio Manoel Trindade Filho, parabenizou Mortati pela iniciativa e frisou a importância da leitura e da escrita no processo de reintegração social de pessoas presas. Trindade também destacou o trabalho realizado pelo corpo funcional da instituição e o zelo com que eles trabalham, motivo o qual tornou a instituição referência na região.

Solenidade

A celebração de aniversário do estabelecimento prisional contou com a apresentação musical de um grupo de reeducandos e de um servidor, além de homenagem póstuma ao advogado da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), dr. Ubirajara Neves, que faleceu em novembro de 2023.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito municipal, Edinho Silva, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim, pelo diretor do CR, Otacio Manoel da Trindade Filho, pelo representante da Funap, João Piauí Oliveira e por Emily Ribeiro, representante do Conselho da Comunidade. Também estiverem presentes na sessão solene o vice-prefeito municipal, Damiano Neto e os vereadores Alcindo Sabino e Aloisio Braz.