15/01/24 | Augusto Biason - Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Mais de 8 mil reeducandos concluem cursos de qualificação profissional em 2023

Em primeiro ano de parceria entre SAP e IURD, cursos oferecem capacitação profissional visando o processo de reintegração social

Ao longo do ano de 2023, mais de 8 mil reeducandos e pacientes concluíram cursos de qualificação profissional oferecidos em estabelecimentos penais e Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTPs) do Estado de São Paulo.

Em uma iniciativa conjunta da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), e da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), cursos de diversas áreas, como estética, mecânica, horticultura, alimentação, construção civil e empreendedorismo, foram oferecidos ao público atendido pela Pasta.

Das 8.041 vagas dos cursos de qualificação profissional disponibilizadas, 237 foram destinadas a pacientes dos HCTPs, 3.297 a reeducandos da região metropolitana, 1.374 para a região Central, 1.210 à região do Vale do Paraíba e Litoral, 987 para a região Oeste e 936 para os reeducandos da região Noroeste do estado.

“Um dos grandes desafios nessa missão de reintegrar pessoas oriundas do sistema prisional à sociedade é tornar eficaz a singularidade da pena, buscar formas e caminhos singulares para proporcionar novas perspectivas e novas histórias. A qualificação profissional além de ser a porta de entrada para o mercado de trabalho, traz o desenvolvimento humano e a autoconfiança para as pessoas privadas de liberdade enfrentarem os desafios, seguras que estarão prontas para desenvolverem suas habilidades com competência”, destaca a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá.

O objetivo principal das Jornadas é que os reeducandos desenvolvam e aprimorem as habilidades necessárias para que possam se reintegrar na sociedade de forma construtiva. A oferta de capacitação profissional também permite que os façam voltar à sociedade com expectativas positivas, sendo essa uma estratégia eficaz para a construção de uma comunidade mais inclusiva.

A disponibilização dos cursos foi possível graças um acordo de cooperação técnica entre a SAP e a IURD firmado no início deste ano. Trata-se de ação da CRSC e da Universal nos Presídios (UNP), com objetivo de reforçar a oferta de capacitação e qualificação profissional nos estabelecimentos penais e hospitais de custódia. A parceria destaca-se não apenas por oferecer capacitação profissional, mas por se tornar uma ferramenta fundamental na redução da reincidência criminal.

Formaturas

Durante o ano, a SAP e a Universal promoveram cerimônias de formatura em diversas unidades prisionais que contaram com a disponibilização dos cursos. Na cidade de São Paulo, os eventos ocorreram na Penitenciária Feminina Sant'Ana, onde as formandas dos cursos de cabeleireira, salgados, empreendedorismo, canto, pintura predial e brigadeiros gourmet receberam seus diplomas.

“O processo de reintegração vem ao encontro do resgate da dignidade humana e essas reeducandas precisam ter um apoio para que sintam confiança e possam acreditar que elas são capazes de retornarem à sociedade com um ofício que abrirá porta para uma vida digna”, afirmou na oportunidade o diretor da unidade, Osvaldo Martins Bueno.