Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/01/24 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais da Corevali somam mais de 32 mil atendimentos em Jornadas da Cidadania em 2023

Número registrado é 17% maior em relação ao ano anterior

A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) celebra a marca de 32.551 atendimentos realizados durante as Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda em seus estabelecimentos penais ao longo de 2023. O número supera o registro de 2022, de 27.715 atendimentos – um aumento de 17%.

Apenas no último quadrimestre do ano passado, nove centros de reclusão somaram, juntos, 7.645 atendimentos para 5.907 reeducandos nas Jornadas. Em 2023, a atividade abraçou, ao todo, 17.628 reclusos. A iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da Corevali incentiva a ressocialização das pessoas privadas de liberdade preparando a população prisional para o retorno à sociedade.

O objetivo do projeto é trazer um mutirão de ações para auxiliar o processo de retomada da vida em liberdade. Entre as atividades oferecidas aos apenados estão atendimentos na área jurídica, de saúde, de educação, confecção ou atualização de documentos como RG e CPF, além de palestras que exploram o trabalho das Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs), da CRSC.


Eventos de Setembro

CPP de Mongaguá

A Jornada do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá contou com várias palestras, atendimento jurídico, exposição de profissões em parceria com a escola vinculadora da unidade, etc. Além das ações, a apresentação especial dos reeducandos que integram o Projeto Esperançar, de canto e coral, abrilhantou a Jornada do CPP.

CDP de São Vicente

O Centro de Detenção Provisória (CDP) “Luis César Lacerda” de São Vicente promoveu um plantão jurídico, palestras religiosas (por meio da Igreja Universal) e sobre saúde, lei Maria da Penha e apresentação do trabalho da CAEF.


Eventos de Outubro

CDP de Praia Grande

Emissão e regularização de documentos, palestras sobre conhecimento digital e a atuação da CAEF, atendimento de advogados e odontológico, aferição da pressão arterial e testes de glicemia, HIV e sífilis foram as ações da Jornada do CDP “ASP Charles Demitre Teixeira” de Praia Grande.

PII de São Vicente

O evento promovido pela Penitenciária II de São Vicente contou com palestras sobre motivação e sucesso no trabalho, assistência ao egresso e família e câncer de mama.


Eventos de Novembro

PI de Tremembé

A Penitenciária I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé promoveu atendimentos jurídicos e com optometrista, exposição dos trabalhos de reeducandos em parceria com a escola vinculadora da unidade e diversas palestras.

CPP de Tremembé

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé realizou testes de glicemia, aferição da pressão arterial, emissão e regularização de documentos, entre outros.

CDP de Mogi das Cruzes

O CDP de Mogi promoveu várias palestras que abordaram saúde, auxílio reclusão, empreendedorismo, etc. O CDP também proporcionou atendimento médico, jurídico e testes de hepatite, sífilis e HIV.

CR Feminino de São José dos Campos

No Centro de Ressocialização (CR) Feminino de São José dos Campos as reeducandas tiveram acesso a emissão e regularização de documentos, palestras sobre saúde e reinserção no mercado de trabalho e atendimento de advogados.


Evento de Dezembro

CDP de São José dos Campos

O CDP de São José dos Campos encerrou as Jornadas de 2023 com atendimento advocatício, em saúde e palestras da CAEF. Onze reeducandos ainda receberam o certificado de conclusão do curso de empreendedorismo ministrado pela Igreja Universal.

aasassa
Topo