Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/01/24 | Sarah Fonseca - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Programa PROCAP capacita mais de 800 reeducandos em 2023

Oficinas oferecem oportunidades de aprendizado e profissionais em unidades prisionais do estado. Neste ano, cinco oficinas permanentes foram inauguradas

Durante o ano de 2023, 808 reeducandos e reeducandas do sistema penitenciário paulista foram capacitados em cursos de qualificação por meio do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (PROCAP).

Os cursos disponibilizados foram de panificação e confeitaria industrial, fabricação de blocos e tijolos ecológicos e corte e costura industrial. Todos são realizados nas oficinas PROCAP das Penitenciárias de Andradina, Pirajuí II, Araraquara, Iaras, Feminina de Mogi Guaçu e nos Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) de Franco da Rocha, Campinas, Mongaguá, Pacaembu e São José do Rio Preto.

Desde 2015, o Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (PROCAP) desempenha, por meio de convênio firmado entre Estado e União, o importante papel da capacitação de reeducandos do sistema penitenciário paulista, preparando-os para uma reintegração bem-sucedida no mercado de trabalho após o período de reclusão.

O Programa é ofertado graças à parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ao todo, são 20 oficinas permanentes em funcionamento em estabelecimentos prisionais do Estado de São Paulo. Apenas em 2023, cinco oficinas de corte e costura foram inauguradas nas unidades.

Construindo um futuro sustentável

Na Penitenciária de Iaras, 80 reeducandos puderam concluir o curso de produção de blocos e tijolos ecológicos na oficina permanente da unidade.

Os blocos e tijolos são construídos com argila, areia e resíduos reciclados, minimizando a emissão de gases poluentes durante sua produção. A adoção dessa atividade não apenas proporciona aos participantes habilidades profissionais, mas também fortalece o comprometimento com práticas ecológicas.

A formação de parcerias com o Programa possibilita a continuidade do projeto, abrindo portas para a introdução de novos cursos nas unidades prisionais e criando oportunidades de emprego para pessoas privadas de liberdade através da Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP).

Por meio das capacitações oferecidas pelo PROCAP, a SAP e a CRSC destacam a formação profissional como ferramenta essencial na construção de um novo futuro para aqueles que buscam uma segunda chance, contribuindo também para a formação de cidadãos conscientes, prontos para retornarem à sociedade confiantes e de maneira positiva, diminuindo as chances de reincidência criminal.

aasassa
Topo