04/04/13 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

“E começou a lavar os pés dos seus discípulos (...)”

CR de Lins realiza missa de Lava-Pés em comemoração à Páscoa

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

PI de Sorocaba apresenta sarau em comemoração à Páscoa

(...) Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura” (Jo 13,3-5).

Na última quinta feira de março, 27/03, o Centro de Ressocialização (CR) de Lins realizou a Missa de Lava-Pés. A cerimônia foi celebrada pelo Bispo Dom Irineu Danelon. A igreja católica realiza missas na unidade, todos os anos desde 2001, ano de inauguração da unidade e tradicionalmente leva à palavra de Deus aos detentos do centro.

O sermão pregou o amor a Deus aos irmãos. “Nós devemos perdoar sempre e não deixar o rancor envenenar nossa alma. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos mostrou, com esse gesto "serviçal", a obediência a Deus, humildade e amor”, citou Dom Irineu. O Bispo também pediu que todos fizessem uma reflexão dos erros e pecados cometidos e que pedissem o perdão a Deus.

O ritual de Lava-Pés, que significa a humilhação de Cristo, busca mostrar a necessidade de purificação da vida, da reconciliação com Deus, com o próximo e consigo mesmo.

Doze detentos representaram os apóstolos e tiveram seus pés lavados. Estavam presentes cerca de 130 internos e os servidores de segurança e disciplina.

Para os internos que participaram da missa, a cerimônia os levou à reflexão, à renovação e paz de espírito. "Assim como Cristo lavou os pés dos discípulos, num gesto humilde, ao ver um bispo fazer a mesma coisa, sentimos que independente do crime que cometemos, somos convidados a seguir os ensinamentos de Cristo", comenta um dos reeducandos.

Para a diretora da unidade, Maria Auxiliadora de Paula Meiado, essas ações são importantes momentos de fé. Auxiliam no processo de humanização da pena. Conduz à reflexão e autocrítica, além de fortalecer o indivíduo como um todo. “Torna o ambiente carcerário menos tenso e angustiante”, esclarece Meiado.

Papa realiza missa em presídio juvenil

Em missa semelhante o Papa Francisco I lava pés de jovens presos em Roma. A missa de Quinta-Feira Santa foi realizada em um centro de detenção de adolescentes na periferia. Na cerimônia, que lembra a Última Ceia, o pontífice lavou os pés de doze jovens, repetindo o gesto de Jesus com os apóstolos.

A missa foi realizada na chamada Casal del Marmo, que abriga 46 jovens entre 14 e 21 anos que cometeram diversos crimes. Dentre eles, são oito italianos e 38 estrangeiros, a maioria do norte da África. Esta é a primeira vez que um papa celebra a missa fora da Basílica de São João de Latrão, em Roma. (fonte: Folha de São Paulo).

Penitenciária I "Dr. Danilo Pinheiro" de Sorocaba e Centro de Ressocialização de Araçatuba também festejam a Páscoa

O Sarau, realizado em 25/03, às 19h, foi representado com músicas, poemas e poesias do tema, além da apresentação de slides e oratória dos convidados enaltecendo a data.

O 1º Sarau comemorativo exaltou em paralelo o início do ano letivo na unidade. Participaram do evento sentenciados do regime semiaberto que frequentam a escola na penitenciária, servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e funcionários da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

A abertura da noite foi realizada pelo Coordenador da Escola Estadual Vinculadora, "Francisco Camargo César" de Sorocaba, Professor Nivaldo Siqueira, que enalteceu a importância daquele momento, um dos primeiros com a participação de todos os integrantes do projeto desenvolvido na unidade prisional em parceria com a SEE.

As apresentações foram finalizadas com declarações, relatos pessoais, canções e trabalhos realizados pelos sentenciados/alunos.

O final de semana foi festivo no CR de Araçatuba. A Brinquedoteca da unidade recebeu os visitantes na comemoração da Páscoa. A festa faz parte do Projeto Tradição, idealizado pelo setor de educação do centro e organizado pela professora, Osmarina Aparecida Silvério Renzi.

Foram realizadas atividades recreativas e pedagógicas com as crianças que compareceram à visita, com brincadeiras alusivas ao tema. Segundo a diretora da unidade, Elisa Maria Malacrida, a comemoração tem como objetivo promover atividades pedagógicas e a interação e confraternização entre reeducandos e visitantes, estreitando os laços afetivo-familiares.