02/01/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Natal do bem: reeducandos do Centro de Ressocialização de Sumaré ornamentam espaços públicos da cidade

Ação foi uma parceria com a prefeitura e a Funap

O Natal é um momento mágico para todos. O verde e o vermelho tomam contam das praças, dos parques e das casas, representando um momento de festa, de alegria, de família e de espiritualidade. Mas para que haja toda essa beleza, há o trabalho de pessoas que se prontificam a deixar o Natal ainda mais bonito.

Em Sumaré, por exemplo, a ornamentação contou com a mão de obra carcerária. Quatro presos do Centro de Ressocialização (CR) da cidade restauraram objetos plásticos, utilizando garrafas PET e desenvolvendo trabalhos artesanais e pinturas para o Natal de 2023.

De acordo com E.O.R, um dos reeducandos, a oportunidade o permitiu fazer o bem para outras pessoas. “Eu fico muito feliz em fazer algo que vai proporcionar o bem para outras pessoas. Ver os materiais recicláveis tomando forma me faz perceber a vida de uma maneira diferente. Saber que o nosso trabalho está proporcionando paz e alegria para outras pessoas não tem preço”, encerra.

Intitulado Natal do Bem, a ornamentação teve início no dia quatro de dezembro e foi finalizada em 20 de dezembro. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Obras e Serviços Públicos da prefeitura, em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade e a Fundação Prof. “Manoel Pedro Pimentel” (Funap), da Secretaria da Administração Penitenciária.

Permitir que o reeducando interaja com a sociedade por meio dos trabalhos que ele desenvolve é uma forma de praticar a reintegração social, objetivo da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Para o diretor substituto do CR, Marcelo Odoni Coelho, poder auxiliar o município nessa demanda foi de grande valia, “pois é nítido o empenho e dedicação dos reeducandos ao realizarem suas atividades”.