02/01/24 | Caio Daniel – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária I de Pirajuí realiza 1º Festival Cultural

Reeducandos apresentaram músicas, teatro e trabalhos desenvolvidos durante o semestre letivo

Reeducandos que estudam nos ensinos Fundamental e Médio da Penitenciária “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz”, a PI de Pirajuí, finalizaram o semestre letivo com chave de ouro. Isso porque a unidade prisional realizou, em dezembro, junto aos professores da escola vinculadora e servidores do setor de Educação, o 1º Festival Cultural.

As apresentações foram desde releituras de cenas de obras famosas, como as do filme “Do Auto da Compadecida”, do paraibano Ariano Suassuna, até a performance de canções autorais, teatro de sombras e exibição de trabalhos manuais. Segundo a direção do presídio, o "objetivo com esse projeto é tornar os estudantes protagonistas de cada trabalho, por meio da educação, desenvolvendo habilidades, descobrindo talentos e demonstrando capacidades de produzir um novo universo".

Cerca de 130 internos participaram das atividades, que contou, ainda, com palestra sobre a luta contra a discriminação racial e a valorização da diversidade étnica.

As obras confeccionadas para exposição no festival cultural deram destaque, por meio de maquetes, ao cenário local, com a reprodução da antiga Estação Ferroviária de Pirajuí; ao cenário nacional, com peças do folclore, como o Bumba Meu Boi, e aos símbolos religiosos, como a criação da réplica do Templo de Salomão, construído na Zona Leste de São Paulo, pela Igreja Universal.

O projeto conta com apoio da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).