22/12/23 | Alice Maira/Henrique Barreti - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária realizam a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A semana também contemplou ações preventivas em saúde

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) realizaram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) em diversas Unidades Prisionais. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) destaca a relevância da SIPAT como um instrumento essencial na conscientização dos servidores. Para os Centros Regionais de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS) da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), a SIPAT assume importância na disseminação do conhecimento sobre saúde e prevenção de acidentes.

Destaques das Iniciativas da SIPAT em algumas Unidades Prisionais

Na Penitenciária de Registro, a SIPAT, realizada de 19 a 22 de setembro, teve como foco central a conscientização dos funcionários acerca de práticas seguras no ambiente laboral. Coordenadas pelos Policiais Penais Lincoln Menegaci dos Santos e João Carlos Leite Neto, as atividades laborais destacaram a importância da conscientização postural e dos princípios de ergonomia. As palestras, ministradas pela Gerente Administrativa da empresa "Marquinhos Bananeiro", Simone Amaral de Souza sobre "Autorresponsabilização", e pelo Coronel, PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda abordando os "Desafios da Contemporaneidade" foram interativas e bem recebidas pelos participantes.

A semana também contemplou ações preventivas em saúde, como a medição de glicemia capilar, pressão arterial e orientações gerais, conduzidas pela equipe de saúde local. Estas iniciativas visaram monitorar indicadores de saúde dos servidores, contribuindo para a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável. O objetivo geral da SIPAT foi sensibilizar os colaboradores quanto às boas práticas no ambiente laboral, enfatizando que atitudes adequadas podem não apenas prevenir acidentes pessoais e de trabalho, mas também inspirar mudanças positivas nas rotinas dos funcionários, como a incorporação de exercícios para a melhoria da saúde e bem-estar.

No Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José dos Campos, a Palestra "Gerenciamento de Crise" foi ministrada pelo servidor Reginaldo Galhardo, membro do Grupo de Intervenção Rápida do Vale do Paraíba (GIR -6). Destacou-se a importância do papel do negociador em situações de crise, delineando os limites do que pode ser negociado sem comprometer a integridade física e segurança. A ênfase recaiu sobre o objetivo principal da gestão de crises: salvar vidas.

A Penitenciária "Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra" de Tremembé promoveu uma palestra dedicada à saúde do homem, fruto de uma colaboração entre a equipe de enfermagem com a Igreja Universal. Além de abordar aspectos da saúde masculina, o evento incluiu atividades práticas, como verificações de pressão arterial e testes de glicemia.

A SIPAT não apenas apresentou ações de prevenção de acidentes pessoais e de trabalho, mas também inspirou mudanças positivas nas rotinas dos funcionários, reforçando a ideia de que atitudes adequadas contribuem para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros.