Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/12/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornadas da Cidadania são destaque no sistema penitenciário paulista

As unidades prisionais da região Metropolitana de São Paulo registraram mais de 45 mil atendimentos

Não há como negar: as Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda tornaram-se acontecimentos marcantes nas unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Com elas, as ações de reintegração ganham destaque no cotidiano do sistema penitenciário paulista.

Organizadas em parceria entre as Coordenadorias das Unidades Prisionais, instaladas em cinco regiões do Estado, e de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), as jornadas são eventos em que os reeducandos têm acesso a diversos instrumentos de ressocialização, que vão da emissão de documentos, como RGs, passando pelas ações nas áreas jurídica, de assistência social e saúde, chegando ao nível de ofertar apresentações culturais que enchem os olhos e o coração.

Na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), o cenário não é diferente. Os atendimentos realizados em 2023 atenderam às expectativas, já que foram realizados mais de 45 mil, superando as ações de 2022, registradas em 37 mil atendimentos. De uma forma ou de outra, as atividades desenvolvidas nesses encontros dão aos reclusos uma nova perspectiva de futuro, fornecendo ferramentas para a retomada da vida em liberdade.

Exemplos não faltam. Num balanço dos serviços oferecidos aos reclusos em 27 unidades foram registrados mais de 45 mil atendimentos, o que envolveu diretamente quase 20 mil reclusos e reclusas. A ideia da SAP é que os futuros egressos tenham plena cidadania ao saírem do sistema prisional. De posse dos documentos e informações que recebem nesses eventos, os custodiados poderão focar no retorno à sociedade com dignidade.

Em paralelo aos costumeiros atendimentos de saúde realizados nas unidades prisionais da Coremetro, vale destacar que nas semanas programadas para a realização das Jornadas da Cidadania a força-tarefa empreendida pelos servidores do sistema prisional resultou em 12.880 entre teste de glicemia, aferições de pressão, temperatura e pesagem, busca ativa de tuberculose, exames preventivos de câncer bucal, e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, além de atualização de vacinas. O mesmo empenho ocorreu com as emissões de documentos, num total de 3.138 entre RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidão de nascimento e casamento, incluindo ainda certificados da Junta Militar.

Ações 2023

Num retrospecto de realizações, as atividades feitas pelas unidades prisionais da SAP durante as Jornadas demonstram que a Secretaria vem seguindo sua missão no tocante a promover a execução administrativa das penas privativas de liberdade e de prestação de serviços à comunidade, garantindo a dignidade humana do apenado com condições adequadas de assistência, visando a sua reintegração social como cidadão. Bom exemplo vem dos quase 27 mil reclusos atendidos por palestras e ações culturais variadas.

Inúmeras ações foram desenvolvidas com a população prisional durante as jornadas da cidadania. No entanto, há atividades diferenciadas que merecem destaque, como aulas de Yoga, palestras com tema atuais e diversificados, além de atendimentos de terapia integrativa chamada Reiki, fanzines, mandalas e cines debates.

Durante as ações das jornadas os reclusos e convidados também puderam apreciar apresentações de coral, grupos musicais e performances de canto e poesia. Nos vários cenários penitenciários também foram expostos trabalhos escolares temáticos e exposições de itens produzidos nos estabelecimentos penais.

Expectativa

Para 2024, a Coremetro dará continuidade no processo de mobilização e diálogo social voltado à promoção da cidadania, trabalho e renda das pessoas privadas de liberdade, egressas, em cumprimento de penas alternativas e familiares.

aasassa
Topo