22/12/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Preso da Penitenciária I de Franco da Rocha é destaque em festival de poesia

Promovido pela Diretoria de Ensino de Caieiras, projeto festival de poesia Cultura de Paz premia aluno do sistema prisional

Estudante da série fundamental da Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque” de Franco da Rocha ganhou destaque no festival de poesia Cultura da Paz, organizado pela Diretoria de Ensino da Região de Caieiras durante o segundo semestre deste ano. O estabelecimento penal faz parte da Coordenadoria de Unidades prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), que é gerida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Para o diretor geral da penitenciária, Marcos Paulo de Oliveira, a educação é uma importante ferramenta de inclusão social. “Ela resgata valores, princípios e cidadania”, justifica.

Segundo ele, a premiação dá evidência aos bons trabalhos de servidores e professores junto aos estudantes em sala de aula. “O custodiado (M.C.F.) está de parabéns por aproveitar todas as ferramentas do Estado”, destacou Oliveira.

Análise e Reflexão

O mestre de Língua Portuguesa, Adão Costa, relatou que muitos de seus alunos na penitenciária têm facilidade em escrever e por isso foi extremamente prazeroso trabalhar com eles a proposta do festival de poesia Cultura de Paz. Segundo ele, o sentenciado M.C.F., que cumpre pena no regime fechado e cursa o sistema de Ensino para Jovens e Adultos (EJA), demonstrou uma aguçada sensibilidade ao tema.

Paralelamente, Costa revelou que vinha observando a dedicação do aluno ao longo do ano. “Isso me torna grato por estar mudando a vida de uma pessoa privada de liberdade para a conquista de novos horizontes numa outra realidade de vida”, observou.

Na visão do professor, a satisfação do recluso M.C.F. em ter voltado à escola é nítida. Prova disso está na declaração do estudante que diz que estar determinado a terminar os seus estudos enquanto preso.

“Tive o privilégio de ter como professor ótimas pessoas que transmitem conhecimento e aprendizado, juntamente com verdadeiros valores de vida”, declarou o aluno premiado. Em reconhecimento ao trabalho de Costa, M.C.F. disse que grande parte do mérito veio em função da dedicação dele em sala de aula. “Esse conhecimento levarei para toda vida”, frisou.