22/12/23 | JC Bigaran – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Parceria entre SAP e Unilins forma primeira turma de Tecnologia em Logística

Projeto possibilitou que 40 reeducandos recebessem graduação de nível superior dentro dos presídios

O dia 28/11 ficará marcado no sistema prisional paulista: duas sessões solenes outorgaram diplomas de formação do Curso Superior de Tecnologia em Logística a 40 reeducandos, entre homens e mulheres, que cumprem pena em unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN).

O curso, ocorrido ao longo dos últimos dois anos, foi ofertado pela Unilins – Centro Universitário de Lins, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), e marca a primeira turma de formandos do Projeto de Ensino Superior a Distância para pessoas privadas de liberdade.

FORMATURAS

As cerimônias de colação de grau ocorreram de forma presencial em dois presídios: pela manhã, o evento aconteceu na Penitenciária I “Rodrigo dos Santos Freitas”, de Balbinos, e contou com a participação de 15 graduandos. Já na parte da tarde, outras 15 internas da Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lário Vianna”, de Pirajuí, se tornaram Tecnólogas em Logística.

De forma virtual, presos concluintes de outros estabelecimentos penais também participaram da formatura: quatro do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) III “Prof. Noé Azevedo” de Bauru; três do CPP I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru; dois da Penitenciária II “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí; e um do Centro de Ressocialização (CR) “Dr. Manoel Carlos Muniz”, de Lins.

As solenidades tiveram a presença do reitor da Unilins, prof. José Aparecido Silva de Queiroz, o “Zezão”, que realizou a outorga de grau aos novos profissionais – momento de grande emoção.

O Coordenador das unidades prisionais da Região Noroeste, Jean Ulisses Campos Carlucci, também presente nas celebrações, destacou, em seu discurso, a importância da Educação no processo de reintegração social dos apenados: “Com a qualificação acadêmica e profissional ficará mais fácil para os formandos reingressarem no mercado de trabalho quando deixarem o cárcere”.

Além deles, outras autoridades prestigiaram os eventos, tais como: Milton Batista Nizato, Presidente da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação (mantenedora da Unilins); Alexandre Faria Barrozo, Vice-Prefeito Municipal de Pirajuí; Edson Escolar dos Santos, Diretor-geral da Penitenciária I de Balbinos; Graziella Fernanda Rodrigues Costa, Diretora-geral da Penitenciária Feminina de Pirajuí; Maria Auxiliadora de Paula Meiado, Diretora-geral do CR de Lins; Luis Carlos Gonçalves Filho e Carlos Eduardo Imaizume, Promotores de Justiça de Bauru; Alexandre Rodrigues Cabrera, Diretor-adjunto de Atendimento e Promoção Humana da Funap; Elizandra Gouveia, Coordenadora da Diretoria Regional de Ensino de Bauru; e André Vinícius Garcia, Gerente de Educação e Cultura da Funap.

PARCERIA UNIVERSIDADE X SISTEMA PRISIONAL

A parceria entre a Unilins e a SAP começou em 2013, quando o Centro Universitário iniciou um curso profissionalizante de elétrica no CR de Lins – o que motivou um projeto para aquecimento de água na unidade prisional. Com a experiência exitosa, foi possível expandir a iniciativa com novos cursos para outras unidades prisionais da região noroeste.

Após tratativas entre as instituições e um convênio firmado por meio da Funap, em 2021, a Unilins ofertou cerca de 300 bolsas de estudo totalmente gratuitas a 13 presídios da CRN. Para aprendizado dos apenados foi utilizado o sistema de Educação a Distância (EaD), em que os servidores da SAP baixavam o material didático e os alunos acessavam as apostilas e as aulas gravadas.

Com o sucesso do projeto, outros seis presídios da regional foram contemplados com 175 bolsas de estudo, num total de 19 instituições, são elas:

CPP I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru;
CPP II “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna” de Bauru;
CPP III “Prof. Noé Azevedo” de Bauru;
CPP de Jardinópolis;
CR de Araraquara;
CR “Dr. Mauro de Macedo” de Avaré;
CR de Marília;
CR “Dr. Manoel Carlos Muniz” de Lins;
Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara;
Penitenciária “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava;
Penitenciária I “Rodrigo dos Santos Freitas” de Balbinos;
Penitenciária II “Gilmar Monteiro De Souza” de Balbinos;
Penitenciária II “Nelson Marcondes do Amaral” de Avaré;
Penitenciária de Marília;
Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz” de Pirajuí;
Penitenciária II “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí;
Penitenciária Feminina de Pirajuí;
Penitenciária I “Ten. Pm José Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis;
Penitenciária II “Sgto Pm Antonio Luiz de Souza” de Reginópolis.