Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/12/23 | Daisyane Mendes – Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Sede da Corevali recebe SIPAT e palestra informativa sobre o Novembro Azul

Centros prisionais subordinados à coordenadoria também desenvolveram ações para prevenção do câncer de próstata

As últimas semanas de novembro de 2023 mobilizaram os servidores da sede administrativa da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) e de vários de seus estabelecimentos penais em atividades diversas.

Nos dias 16 e 17 do mês, aconteceu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Corevali e, no dia 23, uma palestra temática em alusão ao Novembro Azul, campanha de conscientização sobre doenças masculinas com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A SIPAT foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Corevali e teve o objetivo de levar aos participantes aspectos fundamentais sobre a segurança e o bem-estar de todo o quadro funcional da coordenadoria. No primeiro dia do evento, foi realizada uma palestra sobre valorização da vida e prevenção do suicídio. O psicólogo Renan Rocha Lopes abordou temas como saúde mental, gerenciamento do estresse, sentido da vida, entre outros. O segundo dia de SIPAT contou com uma palestra ministrada por Antônio Carlos Toledo da Silva, membro do Grupo de Intervenção Rápida (GIR 6) regional. Ele falou sobre os tipos de armamentos e munições usadas pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e as normas de segurança para cada equipamento na rotina de uma unidade prisional.

Já no dia 23 de novembro, a Corevali recebeu o nutricionista Leonardo Ribeiro Dias, do Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer (GAPC) de Taubaté para um encontro com os servidores abordando a relação entre alimentação e o câncer, elencando sintomas e desenvolvimento do câncer de próstata, a importância de bons hábitos para prevenção da patologia, a nutrição após o diagnóstico, os tipos de suplementação e dietas para os pacientes oncológicos, etc. “Nosso objetivo é conscientizar os servidores para que possam dar a devida atenção à saúde, à realização de exames e consultas médicas periódicas. É assim que aumentamos as chances de cura", explica Patricia Juliana de Santana Damaceno, Diretora do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS) do Vale do Paraíba e Litoral, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário.

Alguns centros de reclusão vinculados à coordenadoria também aproveitaram a campanha Novembro Azul para realizar ações pontuais de conscientização para seus colaboradores. Entre eles, estão:

Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté

O CDP de Taubaté promoveu uma palestra temática em parceria com a Capelania Prisional Batista para alertar os servidores quanto ao câncer de próstata. A enfermeira Tatiana Camargo Castilho falou sobre diversos pontos importantes dessa doença.

Penitenciária II de São Vicente

A PII de São Vicente realizou um encontro leve e didático sobre o tema para seus funcionários. A organização do evento envolveu a equipe da CIPA e vários setores da unidade prisional.

CDP de Mogi das Cruzes

O CDP de Mogi das Cruzes, por meio da sua CIPA, também aderiu à campanha Novembro Azul e fez uma palestra especial sobre o assunto para todos os seus policiais penais.

aasassa
Topo