Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/12/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Palestras e rodas de conversas marcam semana de prevenção de acidentes na região central

Palestras sobre saúde física e emocional foram ministradas para servidores

A sede da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) recebeu profissionais da área da saúde para a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), no mês de outubro, com o intuito de conscientizar os participantes a tomarem os cuidados necessários para uma qualidade de vida equilibrada tanto na vida pessoal, quanto no trabalho. Tais eventos são realizados pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

O primeiro dia de palestra contou com a participação da fisioterapeuta da Unicamp, Geovanna Giorgenon, que ministrou palestra sobre a importância do assoalho pélvico, pompoarismo e outros assuntos sobre a saúde da mulher. A Semana também contou com uma sessão de Técnica de Redução de Estresse (TRE).

Já o encerramento ficou sob responsabilidade da terapeuta Ana Laura Lupeti, que trouxe uma palestra sobre inteligência emocional com diversas dinâmicas que envolveram os participantes. Ana está desenvolvendo o projeto PertenSer, no Centro de Ressocialização de Atibaia, que consiste em sessões de Constelação Familiar aplicadas para o público carcerário. O objetivo é que o projeto se estenda para outras unidades prisionais.

Para Ana, por meio das sessões, o constelador traz ao constelado conhecimento, amor e discernimento. Ela percebe a reação das pessoas ao entenderem o que faz sentido para elas. “É como se a gente pudesse trazer de volta para elas o sentido de vida. Eu acredito que esse projeto vai render bons frutos porque as sementes estão sendo plantadas”, encerra Ana.

Outras unidades

Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu

Durante a Semana, a unidade recebeu diversos profissionais que ministraram palestras sobre saúde mental, Outubro Rosa – câncer de mama, Primeiros Socorros, e Doenças Sexualmente Transmissíveis. As palestras e rodas de conversas aconteceram do dia 25 a 27 de outubro, promovendo saúde e bem-estar aos servidores.

Penitenciária I de Capela do Alto

Foi realizado, em novembro, o Programa de Rastreamento cujo objetivo foi proporcionar aos servidores a possibilidade de verificar e realizar o diagnóstico precoce do diabetes mellitus e hipertensão arterial. Quando foram identificados casos com alterações nos índices estabelecidos como padrão para Glicemia, Pressão Arterial e também o Índice de Massa Corporal, houve orientação pela equipe de saúde da própria unidade, não sendo registrado encaminhamentos de urgência.

Penitenciária II de Capela do Alto

A unidade realizou, do dia 25 a 29 de outubro, a 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A equipe de saúde da penitenciária prestou atendimentos para aferição da pressão arterial e teste de glicemia, além de palestra sobre o estresse ministrada pelo psicólogo Tadeu Reis, aula de defesa pessoal Hapkido com Marcos Silvério e aula de Socorrismo voltada à realidade dentro da Unidade com o professor da Escola da Administração Penitenciária (EAP), José Antônio Pires de Castro.

Penitenciária de Mairinque

Palestras e rodas de conversas preencheram a Sipat da Penitenciária de Mairinque. Temas como a importância do trabalho em equipe, ações voltadas a prevenção de acidentes assim como o cuidado com a saúde no ambiente de trabalho abriram a Semana. A unidade também recebeu o Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) Valter Cesário, da Penitenciária II de Sorocaba, e docente da EAP.

Cesário é instrutor de armamento e tiro e, em sua palestra, ensinou ao corpo funcional como proceder com a guarda e conferências de armas no cofre, como manusear dispositivos de trava e carregadores além de esclarecer quais armas são utilizadas pela Pasta. Ele falou também sobre eventuais falhas e acidentes que podem ocorrer com armas de fogo.

Ainda em roda de conversa durante a Sipat, os servidores tiraram dúvidas sobre suas obrigações quanto aos deveres e direitos em relação a vida funcional, com a diretora de Recursos Humanos. Para finalizar, dois profissionais da Apae do município compareceram à unidade para falar sobre a importância do relacionamento interpessoal a qual tivemos como palestrantes a Assistente Social Ana Paula e o Psicólogo Rafael os quais ambos foram cedidos pela Apae de Mairinque.

As demais unidades prisionais realizaram palestras alusivas ao tema.

aasassa
Topo