Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/12/23 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Dia da Consciência Negra é celebrado nas unidades prisionais da região noroeste

Atividades ajudaram a refletir sobre diversidade, preconceito e representatividade

Com o objetivo de celebrar o Dia da Consciência Negra, reeducandos que cumprem pena nas unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) realizaram uma série de ações culturais alusivas ao tema. A data, comemorada no Brasil em 20 de novembro, é marcada pela valorização da comunidade negra e pelo combate à discriminação racial.

As atividades foram promovidas pelos professores das escolas vinculadoras, em parceria com os profissionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), com o intuito de gerar reflexão acerca de questões como diversidade, preconceito e representatividade.

Exemplo disso foi a 1ª Mostra da Consciência Negra da Penitenciária I “Ten. PM José Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis. A ação expôs diversas manifestações artísticas dos reeducandos, destacando a cultura afro por meio de teatro, músicas e recitais, além da exibição de trabalhos manuais em painéis. Dentre eles está a criação de um quadro com personalidades negras como Martin Luther King Jr., o rei Pelé e a escritora Carolina Maria de Jesus.

No Centro de Ressocialização (CR) de Avaré, houve um espaço de exposição voltado à beleza negra, com pinturas de vestimentas e acessórios como turbantes coloridos, colares e brincos característicos da cultura africana. Todo o material foi produzido pelos apenados.

Já na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto, os docentes da Escola Estadual “Profª. Glete de Alcântara” trabalharam os tópicos separados por matérias. Em Educação Física, por exemplo, foi debatido sobre a Capoeira – esporte com raízes africanas que se tornou patrimônio cultural nacional e imaterial.

A ideia é produzir um livro com as obras criadas pelas internas, como textos e desenhos, que abarcará todas as disciplinas de áreas específicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

aasassa
Topo