19/12/23 | JC Bigaran - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Centro de Ressocialização de Jaú completa 20 anos

Estabelecimento se destaca por promover a reintegração dos apenados por meio do trabalho, educação e cultura

No dia 15 de novembro, o Centro de Ressocialização (CR) de Jaú completou 20 anos de fundação. Desde a sua inauguração, a unidade faz jus a nomenclatura “ressocialização” mantendo percentual elevado de presos que trabalham e estudam.

CR de Jáu foi denominado “Dr. João Eduardo Franco Perlati”, em homenagem ao Delegado de Polícia que atuou em vários municípios da região e do 1° Distrito Policial de Jaú, se destacando proativamente no 11º CIRETRAN, a Circunscrição Regional de Trânsito, atualmente Departamento Estadual de Trânsito.

Laborterapia e Escola

Atualmente, aproximadamente 177 internos trabalham em diversos setores da unidade prisional, como no plantio e manejo da horta, na limpeza e manutenção dos pavilhões e de espaços administrativos, e em empresas alocadas no interior do estabelecimento, sendo que os presos que cumprem regime semiaberto, prestam serviços de limpeza e manutenção à Prefeitura Municipal de Jaú e em empresas de diversos segmentos, de calçados, embalagens, alimentos, etc.

Outro dado importante é o número de apenados que estudam na escola do CR. Atualmente, 80 sentenciados estão matriculados nos ensinos Fundamental e Médio no período noturno, uma vez que durante o dia quase toda a população carcerária está inserida em vagas de trabalho, tendo a oportunidade para estudar ou terminar seus estudos. São oferecidos também cursos de qualificação profissional por intermédios de instituições locais e regionais para que possam capacitar-se e obter ferramentas para a reinserção no mercado de trabalho, quando em liberdade.

O estudo e a laborterapia, que é a utilização do trabalho como meio de desenvolvimento de habilidades e fortalecimento da autoestima, ajudam a resgatar valores como respeito, dignidade e capacidade, proporcionando novas expectativas aos apenados. “Por meio do trabalho, da educação, do fortalecimento dos vínculos familiares e a abertura para a participação comunitária, conduzimos todas as atividades para auxiliar os reeducandos no seu processo de retorno a sociedade e para prevenção da reincidência criminal dos mesmos.”, explica a diretora geral do CR de Jaú, Vera Lúcia da Silva.

Resultados positivos

“O CR de Jaú nestes 20 anos tem feito à diferença dentro do Sistema Prisional Paulista, conseguindo atingir o objetivo da pena que é ressocializar o condenado e reintegrá-lo ao convívio social por meio de uma gestão pública transparente, do envolvimento da equipe de funcionários, da participação comunitária, com o oferecimento de uma prestação de serviço alicerçada na ética e dignidade humana.”, finaliza Vera.