Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/12/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Semana de prevenção de acidentes aborda inteligência emocional e segurança no trabalho

Outros temas foram alimentação equilibrada, empatia e qualidade de vida

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) 2023 da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) teve como tema “Mente Saudável – Trabalho Seguro”. As ações foram organizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pelo Grupo Anti Sinistros.

Nos dias 27 e 29 de novembro os servidores da Coremetro mantiveram seus olhos e ouvidos atentos às orientações. O palestrante Clayton Pereira da Silva, por exemplo, focou no tema “Inteligência emocional no ambiente de trabalho” e, para isso, compartilhou experiências pessoais.

De acordo com Silva, quando se enfrenta uma situação difícil, a mente se enche de coisas ruins, abalando o estado psicológico da pessoa. “Nesse contexto, a inteligência emocional desempenha um papel crucial no bem-estar pois nos capacita a reconhecer, entender e gerenciar nossas próprias emoções e também a dos outros”, garante.

Por experiência própria, Silva listou algumas medidas simples para desenvolver a inteligência emocional, como substituir o pensamento negativo pelo positivo, definir objetivos para a vida que sejam alcançáveis e celebrar sempre, mesmo as pequenas conquistas.

Equilíbrio

Anderson Pereira Lima abordou o tema “Saúde, alimentação e atividade física”. Ele destacou que há muita controvérsia em relação a dieta e a alimentação, já que os mitos nesse meio induzem ao erro, a exemplo de se pensar que “o alimento é light ele é saudável”.

Já em relação a sempre começar uma dieta às segunda-feira, Lima destacou que o importante é controlar o ganho calórico num período determinado, sendo esse semanal, quinzenal ou mensal, enfatizando a necessidade de equilíbrio na alimentação para manter o funcionamento do organismo de maneira adequada.

Por fim, o palestrante falou sobre imunidade. Ele listou cinco itens necessários para aumentar a defesa natural do organismo, como controle da vitamina D, atividade física, qualidade do sono, alimentação equilibrada e controle do estresse.

Empatia e qualidade de vida

“Empatia, é preciso!” Esse foi o tema desenvolvido por Fabiana Batista dos Santos Cavalcanti que deu ênfase à empatia no ambiente de trabalho. Segundo ela, desenvolver essa habilidade é muito importante, sobretudo no local onde muitas pessoas passam a maior parte do seu tempo.

Na opinião de Fabiana, a empatia no trabalho contribui para um local mais leve e tranquilo. Em alguns casos pode até influenciar no aumento do desempenho e da produtividade dos colaboradores, trazendo maiores resultados para a empresa.

No entanto, a palestrante falou que desenvolver essa habilidade não é tarefa fácil, já que estamos num mundo individualista que dificulta ver as coisas de um ponto de vista da pessoa ao lado. Ela sugere: “Precisamos mudar esse pensamento e nos tornar mais sensíveis em relação ao outro”.

Como complemento da saúde física e mental, segundo a temática adotada na Sipat da Coremetro de 2023, Marli Ferreira destacou para os servidores presentes a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho e também fora dele. “Quando não damos importância à uma vida de qualidade, estamos negligenciando o nosso viver, ou ainda, a oportunidade de sermos motivados diariamente”, ressaltou a palestrante.

aasassa
Topo