28/03/13 | Joyce Malet Kasim – Assessoria de Imprensa Funap

“Saúde e Bem-Estar” às mulheres do CPP do Butantan

Sábado animado no Centro de Progressão Penitenciária do Butantan. Aproximadamente mil mulheres que cumprem pena em regime semiaberto nesta Unidade Prisional tiveram um dia exclusivamente pensado para elas.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Funap e da recém firmada parceria com a Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra), promoveu um dia voltado para a “Saúde e Bem-Estar” dessas mulheres.

Senhas foram distribuídas para que o máximo de mulheres pudessem participar das oficinas de beleza. Voluntários da Escola de Cabeleireiro Teruya atenderam cerca de 100 reeducandas. Escovação e esmaltagem foram as atividades oferecidas. A adesão foi total, afinal, que mulher não gosta de receber estes cuidados estéticos?

“O pessoal veio e deu atenção para todas nós, aproveitei muito todos os momentos”, afirmou a reeducanda Maria das Dores Oliveira dos Santos, que recebeu uma bela escovação nos longos cabelos. Já a colega Maria do Carmo da Silva preferiu enfeitar as unhas, “ficou lindo, não?!”, falou admirando o resultado das unhas reluzentes.

Todas as mulheres que fizeram as unhas e cabelo foram presenteadas com um kit de beleza cedido pela Inoar Professional.

A presidente da Libra, Marta Lívia Suplicy, fez a abertura das atividades ao lado da diretora executiva da FUNAP, Lúcia Casali e da diretora da Unidade, Rosângela Santos Silva de Souza. “Todas nós mulheres estamos de parabéns, não apenas por este dia, mas por enfrentarmos todas as dificuldades que nos são impostas ao longo da vida. Não somos o sexo frágil, somos muito fortes!”, afirmou Suplicy.

Concomitante às atividades de beleza foram ministradas duas palestras. A primeira pela psicóloga Marjory Suplicy, que falou sobre os desafios de ser mulher num contexto tão desafiador e diferenciado. Em seguida, a psicoterapeuta Rosana Negrão, discorreu sobre o amor, na palestra cujo título foi “Entenda o Amor e Equilibre sua Vida”. Neste ínterim, as reeducandas participaram de uma dinâmica corporal proposta pelas psicoterapeutas Sandra Mendes Marques e Elizete Natalini.

Para finalizar, um show de Johnny Franco e Moondogs agitou a plateia que lotou a capela da Unidade. Foram apenas algumas músicas, mas suficientes para alegrar e distrair todas aquelas mulheres que dançaram, cantaram e sentiram o quanto são especiais independente de situações e locais.