11/12/23 | Alice Maira/Henrique Barreti – CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Oficinas para servidores abordam temas sobre a saúde mental

Encontros proporcionaram conscientização, identificação de sinais de estresse e estratégias de autocuidado

Durante todo o ano, o Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), trabalhou na promoção da saúde mental dos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Por meio de oficinas realizadas pelos cinco Centros Regionais de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), o projeto proporcionou ferramentas e estratégias para lidar com questões relacionadas ao bem-estar psicológico.

O projeto, elaborado por profissionais especializados em saúde mental, teve como base pesquisas e diretrizes da área. Palestras, dinâmicas de grupo e momentos de reflexão foram algumas das ferramentas utilizadas para disseminar informações sobre a importância do cuidado com a saúde mental. O impacto dessas atividades foi positivo e ampliou a compreensão sobre a influência da saúde mental, tanto no meio social quanto no profissional.

Durante o primeiro semestre, as atividades foram direcionadas aos diretores de segurança e disciplina, enquanto, no segundo semestre, o foco foram os diretores de núcleo de segurança e diretores de núcleo de portaria das unidades prisionais da SAP. Mais de 1.000 servidores participaram ativamente das oficinas, evidenciando um aumento significativo na busca por apoio no CQVidass.

Diversas estratégias de autocuidado foram apresentadas, incluindo a prática de exercícios físicos e estabelecimento de limites entre trabalho e vida pessoal. Essas abordagens demonstraram contribuir para o controle do estresse e o aprimoramento da qualidade de vida dos servidores.

As oficinas não só promoveram a conscientização sobre o autocuidado, mas também incentivaram a atenção ao bem-estar dos colegas e a identificação de sinais indicativos de problemas mentais. Diante do sucesso alcançado, haverá a continuidade das oficinas e propositura de mais políticas institucionais voltadas para o fomento da saúde mental dos servidores.