08/12/23 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandos participam de cursos de panificação e primeiros socorros

Atividade foi realizada durante Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda

A oportunidade de aprender uma nova atividade que gere recursos foi ofertada a reeducandos durante a realização da 6ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, na Penitenciária I “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau. Entre as ações aplicadas, detentos participaram de um curso de panificação artesanal, ministrado pela instrutora Maria Aparecida Rodrigues, voluntária da comunidade local. Na ocasião, presos ainda Reeducandos aprenderam técnicas de primeiros socorros com uso de bonecas.

A Jornada é uma iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). Neste ano, a programação da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado de São Paulo (Croeste) realizou 46 eventos assim.

No caso do curso de panificação, o objetivo foi motivar o empreendedorismo e novos rumos para a vida dos sentenciados, além de ser importante alternativa a experiências para o trabalho, atendendo justamente o tema da Jornada deste ano: “Mudança”. Os detentos aprenderam a fazer diferentes receitas e foram orientados sobre os cuidados no preparo e na higienização.

Considerando que o evento ocorreu no mês em que se promoveu a campanha “Novembro Azul”, foi proferida palestra sobre o câncer de próstata pelo enfermeiro Everton Luiz Bezerra Santana. Outros temas também foram abordados, como “Palestra Educativa sobre a Centralde Atendimento ao Egresso e à família (CAEF), pela responsável técnica Maraísa Pizoni de Camargo Baptista e o “Curso rápido de Relaçõeshumanas: A valorização de Recursos pessoaispara interação entre si objetivando o bem viver”, pela diretora do Centro de Ressocialização e Atendimento à Saúde (CRAS), Denize Chaves Arfelli.

Houve, ainda, a prestação de serviços de assistência jurídica, assim como atendimentos sociais e de saúde, exposição dos trabalhos manuais dos privados de liberdade, orientações básicas sobre emissão e retirada de documentos.

Os reeducandos participaram também de palestra sobre a importância da atividade física para a saúde do corpo e da mente, com atividades práticas de exercícios de relaxamento e laborais.

Na “blitz da saúde”, promovida em parceria com coordenadora do curso de Enfermagem, Valquíria Brandão Almeida e alunos da Escola Técnica Estadual (ETEC) “Professor Milton Gazzetti”, foram ministrados conhecimentos sobre primeiros socorros, realização de exames preventivos, pesagens e orientações básicas de como se evitar doenças como diabetes, hipertensão arterial e as sexualmente transmissíveis.

A enfermeira Rosimeire Maria Andrade, do Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS), palestrou sobre os perigos da automedicação e, posteriormente, foram realizados exames de testes rápidos. No encerramento, o padre Lindolfo Antonio da Silva, fez uma reflexão sobre a valorização da família.

“A Jornada teve como objetivo propiciar atividades que promovessem a integraçãoda comunidade, através da prestação de serviços aos privados de liberdade. Também consideramos muito gratificante porque, além dos temas trabalhados, foi um momento de avaliação das importantes ações que auxiliam na reintegração social do apenado”, enfatizou o diretor da unidade, Marcos Donizete Pereira.