Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/12/23 | Henrique Barreti/Alice Maira - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

5º Encontro de Cipeiros na região do Vale do Paraíba e Litoral aborda estresse e premia equipes

Um olhar profundo sobre o estresse: aprendizados e homenagens no 5º Encontro de Cipeiros

O Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVIDASS), da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), promoveu, em 31 de outubro, o 5º Encontro de Cipeiros na região do Vale do Paraíba e Litoral. O evento ocorreu nas instalações do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST e SENAT) de Taubaté e contou com a participação de integrantes da Cipa, do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Taubaté (HCTP) e da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral. A Cipa é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

O tema do encontro foi "Estresse, e Eu Com Isso?". O objetivo foi promover atividades de formação e integração das práticas de segurança e saúde no ambiente de trabalho, incentivar o trabalho em equipe, conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde física e mental e estimular a promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.

A psicóloga do SEST e SENAT, Mariana dos Santos, apresentou uma palestra sobre "Técnicas de Relaxamento no Combate ao Estresse". Ela abordou o que é estresse, como ocorre, os aspectos fisiológicos envolvidos, realizou dinâmicas, além de aplicar a técnica de meditação com os participantes. Por sua vez, o psicólogo Natanael Ribeiro discutiu o tema "Estresse: como conhecer, manejar e controlar", explicando as questões relacionadas ao desenvolvimento do estresse, como identificá-las e as maneiras de prevenir e combater o estresse.

O encontro incluiu uma homenagem ao servidor Edmar Simões de Souza, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária da Penitenciária I de Tremembé por sua destacada atuação nas comissões. A diretora do CQVIDASS da região do Vale do Paraíba e Litoral, Patrícia Juliana, expressou seus agradecimentos em nome de todas as Cipas pela atuação do servidor. “Ele tem contribuído significativamente ministrando cursos, palestras e participando de diversos eventos, incluindo as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPATs)”, mencionou Patrícia.

Ao final, ocorreu a premiação das três Cipas que se destacaram no ano de 2023, no chamado Concurso “Essa CIPA é um Show”. A primeira colocada foi a Cipa do Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes, representada pelos servidores Ricardo Dantas e Edson Nazário, a segunda foi a da Penitenciária II de São Vicente, representada pela servidora Daisy Maria Souza dos Santos, e a terceira colocada foi a Cipa do Centro de Detenção Provisória de Taubaté, representada pelos servidores Lucas Eduardo Castilho de Campos e Ricardo Peter.

aasassa
Topo