Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/12/23 | Alice Maira / Henrique Barreti - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário realiza 1º Encontro de Cipeiros na Região Metropolitana

Evento destacou o compromisso com a prevenção de acidentes e promoção da qualidade de vida

Em 23 de novembro, a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), por meio do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS), promoveu o 1º Encontro de Cipeiros da Região Metropolitana. O evento ocorreu na Escola de Administração Penitenciária (EAP), localizada na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em Santana, na zona norte. O objetivo foi fornecer orientação, capacitação, conscientização, troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos entre os integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) da região.

O encontro teve a presença do Secretário da Pasta, Marcello Streifinger, do Coordenador substituto da CSSP, Adriano Cesar Maldonado e da Diretora da EAP Gisele Angélica Silveira Rodrigues.

Durante o evento, os participantes compartilharam boas práticas e estabeleceram conexões visando fortalecer a rede de prevenção de acidentes e promover ambientes de trabalho mais seguros.

Na programação do evento, a psicóloga do Trabalho do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ/HCFMUSP), Miryan Mazieiro, abordou aspectos psicológicos no ambiente de trabalho e como eles podem afetar o desempenho nas atividades. O servidor Marcelo da Silva, do Grupo de Ação Anti Sinistro (GAS), da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, compartilhou experiências e conhecimentos sobre o cotidiano, assim como os esforços realizados pelos cipeiros e ações preventivas em situações de emergência. Os participantes desfrutaram ainda de uma sessão de ginástica laboral, ministrada pela servidora Joelma dos Santos, do Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino de Franco da Rocha.

Dando continuidade ao encontro, Claudia do Prado, Agente de Segurança Penitenciária, coach e psicanalista, contribuiu com a palestra "Falando do Cotidiano", proporcionando a todos os participantes uma reflexão sobre a gestão da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A diretora do GQVIDASS, Alessandra Conversani, ressaltou a importância das CIPAs na promoção da segurança e saúde no ambiente de trabalho: "Sabemos que estar à frente dessa missão exige bravura, comprometimento, responsabilidade e engajamento, pois é através da conscientização e compromisso de cada um que observamos, a cada ano, a redução das estatísticas de acidentes em comparação aos anos anteriores".

O encerramento ocorreu com a entrega de troféus e medalhas aos cipeiros que se destacaram por seus trabalhos nas unidades prisionais.

aasassa
Topo