07/12/23 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandos do regime semiaberto de Osvaldo Cruz consertam árvores de Natal e bancos de igreja

O trabalho voluntário de reeducandos do regime semiaberto da Penitenciária de Osvaldo Cruz tem beneficiado a comunidade do município e cidades adjacentes. O presídio, subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), tem desenvolvido atividades laborativas envolvendo os sentenciados e instituições. “Temos estabelecido metas reintegradoras com o auxílio de diversas entidades, tanto do próprio município quanto de cidades vizinhas, disse o diretor da penitenciária, Roberto Cristiano Turri.

Os sentenciados em cumprimento de pena no regime semiaberto podem exercer atividades laborterápicas fora da unidade prisional. “A mão de obra dessas pessoas está sendo aplicada de forma digna, proveitosa e voluntária, nos mais diversos segmentos da sociedade”, contou.

Ele explica que de forma voluntária e temporária, os reeducandos participaram do plantio de árvores, reformas de uma ala anexa na Santa Casa de Osvaldo Cruz, arrumação dos bancos da Igreja Matriz, além de terem participado do “Dia da Recolha de Entulhos” no município de Sagres.

O conserto de árvores de natal em Osvaldo Cruz, com material fornecido pela Prefeitura, também foi executado com o trabalho voluntário dos apenados.

“A comunidade ganha, com o início da reinserção do indivíduo preso e a pessoa em cumprimento de pena, ganha em aprendizado e aperfeiçoamento profissional. O objetivo central sempre é o processo de valorização do ser humano, como agente transformador no seio da sociedade. Além da execução das metas, são estimulados valores fundamentais como a importância do labor digno, a convivência em grupo e o aprendizado útil”, destacou.

Outro benefício para os privados de liberdade é a diminuição de pena através do trabalho. De acordo com a Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados, poderá ser reduzido um dia de sua pena. Assim, quanto mais atividades exercer dentro dos parâmetros normativos, mais cedo o apenado poderá retornar ao convívio de sua família.