Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/12/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Da prisão para as telonas: presos que fazem crochê são tema de documentário

Filma mostra o Projeto Ponto Firme, do estilista Gustavo Silvestre, que é desenvolvido em penitenciária

Foi lançado em São Paulo o documentário “O Ponto Firme”, escrito e dirigido por Laura Artigas e produzido pela BR153 Filmes. O trabalho cinematográfico conta com o apoio institucional da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) já que o projeto de crochê, que dá nome ao filme, é um trabalho realizado há cerca de nove anos com reclusos do sistema prisional paulista.

O Projeto Ponto Firme é uma iniciativa social que, desde 2015, conta com o estilista Gustavo Silvestre. Ele desenvolve a ação por meio de trabalhos em crochê com presos da Penitenciária II “Adriano Marrey” de Guarulhos. Os pontos altos e baixos da vida têm muito em comum com as técnicas aplicadas ao crochê. Nesse contexto, arte e vida se misturam e, juntas, inspiram os sentenciados que fazem parte da ação.

O filme acompanha o processo criativo da primeira coleção de roupas de crochê do projeto social do estilista Gustavo Silvestre, desenvolvida por homens dentro de uma penitenciária. Depois de ser visto por 2 mil pessoas em festivais pelo mundo e em sua pré-estreia virtual, ele chega ao cinema no Circuito SPCine - Sala Olido.

Histórico do Projeto Ponto Firme

A iniciativa do artista envolve trabalho com técnicas manuais e moda sustentável e foi estruturado com foco na valorização do artesanato brasileiro ao mesmo tempo em que desenvolve concentração, habilidade e potencial criativo dos alunos.

Por conta do trabalho desenvolvido, o Ponto Firme conquistou espaço na São Paulo Fashion Week (SPFW) e, desde 2018, participa da mostra. Segundo o estilista, isso comprova que o projeto trabalha a reintegração a partir da arte do crochê. Bom exemplo está no engajamento dos egressos do sistema prisional à proposta, como também do crescente grupo de apoiadores das mais variadas formações.

Em 2021, o Projeto Ponto Firme tornou-se uma escola na região da Praça da República no Centro de São Paulo, a iniciativa contou com o apoio da Brazil Foundation. Também em 2021, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Silvestre ampliou a atuação do projeto para além dos sentenciados e dos egressos do sistema prisional, criando oportunidades de emprego e renda para pessoas em situação de refúgio e pessoas trans em situação de vulnerabilidade social.

Desde 2022, Silvestre realiza uma parceria com o estilista francês Kevin Germanier e desfila suas peças na Paris Fashion Week - sempre confeccionadas em parceria com a equipe de artesãs e costureiras do projeto Ponto Firme.

Artistas como Anitta, Pablo Vittar, Ivete Sangalo, Paola Oliveira Bruna Marquezine, Anelis Assumpção e Luedji Luna já usaram looks feitos por Gustavo e pela equipe do Projeto Ponto Firme.

O Projeto Ponto Firme foi finalista do Latin American Fashion Awards na categoria Social e Sustentabilidade em 2023.

aasassa
Topo