01/12/23 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Sebrae realiza palestra para servidores da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste

Educação financeira foi tema abordado na consultoria

Servidores da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) participaram terça-feira, dia 28, de uma palestra sobre “Educação Financeira e Orçamento Doméstico”, proferida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento aconteceu na sede da unidade e teve como palestrante a consultora do Sebrae de Presidente Prudente, Paula Cristina Teixeira Pereira. “Esse tema hoje é muito sensível na vida das famílias, onde muitos problemas podem ser desencadeados por falta de planejamento”, comentou.

Para ela, a primeira ação a ser adotada são as estratégias a curto, médio e longo prazo. “Por mais que a gente viva em um país que exija muito jogo de cintura, é preciso ter esse planejamento para que se possa sair de situações de crise e também empreender novas conquistas, evitando passar constantemente por momentos difíceis”, enfatizou.

Segundo ela, muitas das vezes as mudanças se dão de formas simples, com exclusão de fatores que possam prejudicar o orçamento desses indivíduos. “É possível adotar uma programação que respeite, inclusive, o investimento no lazer da família. Entretanto, todos devem estar comprometidos para que essa mudança ocorra de fato”, declarou.

Encontro regional

Ainda em novembro, foi promovido nas sedes do Sebrae em Presidente Prudente e Araçatuba o Encontro Regional “Reescrevendo Minha História”, que reuniu representantes do setor de Trabalho e Educação das unidades prisionais subordinadas à Croeste, da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e equipe do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate).

O objetivo foi de discutir o Convênio de Cooperação Técnica assinado entre Sebrae, Funap e Secretaria da Administração Penitenciária e ainda, detalhar as ações e resultados dos trabalhos que já estão sendo executados. Ao final da programação, os parceiros visitaram uma unidade prisional para acompanharem a execução dos projetos e os significativos benefícios proporcionados às pessoas privadas de liberdade.