01/12/23 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Duas salas de leitura do projeto Salas da Liberdade são entregues em presídios da região Oeste do Estado de SP

Foram contempladas as penitenciárias de Mirandópolis e Paraguaçu Paulista

Nos dias 8 e 9 de novembro, duas salas de leitura do projeto Salas da Liberdade foram inauguradas em penitenciárias da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). Os espaços são destinados aos presos adeptos da leitura e são fruto de uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

O projeto Salas da Liberdade tem como missão aprimorar os espaços destinados à leitura nas unidades prisionais do sistema paulista. Isso visa garantir que as pessoas privadas de liberdade tenham acesso a práticas educativas e culturais por meio do acervo literário disponível.

A cerimônia de entrega ocorreu na Penitenciária “ASP Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis e contou com a presença do diretor executivo da Funap, Mauro Lopes dos Santos, e do chefe de gabinete da fundação, José Marcos Holsapfel.

Também fizeram parte da mesa de convidados o juiz corregedor de Araçatuba, Alcides Lourenço Cabral Filho, o promotor Adelmo Pinho, o capitão do 28º Batalhão de Polícia Militar de Mirandópolis, Jean Roger e Andréa Zaia, diretora da Escola Vinculadora de Mirandópolis e que representou a Secretaria da Educação.

As autoridades foram recepcionadas pelo diretor da unidade, José Roberto Mattos, que relatou a importância da leitura como ferramenta de transformação, “auxiliando no desenvolvimento de habilidades como escrita, criatividade, senso crítico e comunicação, ferramentas essenciais para reinserção social dos apenados”.

Para Mauro Lopes, a criação da sala de leitura pode parecer simples no aspecto material, mas o que promove é algo de grande valor. “Acreditamos no projeto e muito nos orgulha participar de sua implantação. Os reeducandos que se dispuserem, receberão o direcionamento na sua formação e capacitação profissional ofertadas pela Funap. Somos portas e janelas, para mostrarmos um novo caminho, para um novo regresso e conceito de vida”, ressaltou.

As salas de leitura recebem da Funap móveis como estantes de livros, carrinhos de leitura, mesas e cadeiras, incentivando a leitura nas unidades prisionais, otimizando os espaços existentes, melhorando e ampliando o atendimento aos custodiados.

Paraguaçu Paulista

Já no dia 9, foi inaugurada a sala da leitura na Penitenciária de Paraguaçu Paulista, também com a presença dos representantes da Funap, do coordenador da Croeste, Roberto Medina, de Ronaldo Garcia, diretor da Escola Técnica Estadual (ETEC) da cidade de Quatá, de Marcilene Bruzon, vice-diretora da Escola Vinculadora "Izidoro Baptista" e do prefeito do município, Antonio Takashi Sasada.

Para o diretor da unidade, Rogério Avelino Munhoz de Souza, a criação do espaço “proporcionará um papel significativo na vida de pessoas que estão cumprindo pena, trazendo uma série de benefícios, tanto para o indivíduo, quanto para o sistema prisional em geral, abrindo portas para educação e disciplina”. Ele também fez outro destaque: “a leitura proporciona acesso ao conhecimento e à educação, permitindo que as pessoas privadas de liberdade desenvolvam habilidades acadêmicas e adquiram conhecimentos que podem ser úteis para sua reinserção na sociedade”, disse. “Ademais, pode servir como uma forma de escapismo, proporcionando-os uma maneira de lidar com o estresse e a ansiedade associados ao ambiente prisional. O ato de se envolver na leitura promove a capacidade de refletir, pensar e obter prazer na construção do conhecimento e o autocontrole; características que podem ser valiosas para a reabilitação”, enfatizou.

Para o diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), da Croeste, Eraldo Oliveira de Jesus, a solenidade marca mais um avanço nas ações direcionadas aos encarcerados para que encontrem novas oportunidades de crescimento pessoal e espiritual. “A leitura nos faz romper barreiras, agrega conhecimento e nos enriquece como indivíduos pertencentes a uma sociedade, não apenas como espectadores, mas como potenciais agentes em promover grandes mudanças”, declarou.

Roberto Medina ressaltou a importância da parceria entre a Funap e a SAP para a concretização de diversos projetos que beneficiam a reintegração social de privados de liberdade. “Muito além da remição de pena, a atividade de leitura transporta o apenado para um mundo de crescimento ilimitado, basta estar aberto para novas oportunidades”, comentou. “A literatura abastece a alma e a mente do indivíduo. Nas salas de leitura implantadas nas unidades prisionais encontra-se grande acervo, de obras de vários gêneros e clássicos da literatura”, observou. “A Croeste agora conta com quatro Salas da Liberdade e a expectativa é de que esse projeto se expanda, ofertando espaço diferenciado para a prática de atividades culturais”, finalizou.

Novos horizontes

A sala de leitura foram motivo de elogio também por parte de reeducandos que participaram da solenidade de inauguração. Para J.de 45 anos, o novo espaço apresenta ambiente aconchegante para a reflexão. “Alcança dois grandes objetivos, tanto no estímulo à ressocialização quanto a evitar a reincidência, pois podemos refletir sobre os atos que praticamos e como podemos superar essa situação com as oportunidades que são oferecidas”, disse.

“Achei bem moderno o espaço. Também será mais acessível para proporcionar ao reeducando, uma nova forma de praticar a atividade de leitura”, comentou P. de 41 anos.