30/11/23 | Vivaine Henriques – Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornada da Cidadania alcança 100% da população carcerária da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

Durante o evento, 1.555 atendimentos foram realizados

Toda a população carcerária da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, subordinada à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), participou da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, realizada em novembro. Foram efetuados 1.555 atendimentos diversos para 727 reeducandas.

O evento é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do Grupo de Capacitação Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com as coordenadorias regionais de unidades prisionais.

As detentas receberam um conjunto de serviços para auxiliar na retomada da vida em liberdade, trazendo para dentro do sistema prisional ferramentas no processo de reintegração.

As ações foram realizadas nos pavilhões escolares, escola pró-egresso, oficina de trabalho, Ala de Progressão Penitenciária, enfermaria, pavilhões habitacionais, Ala de Amamentação e pavilhão especial, com objetivo de abranger o maior número de apenadas nas atividades desenvolvidas.

“Esta unidade, buscou parceiros nas mais diversas áreas, com o objetivo de incentivar as reeducandas na descoberta de possíveis oportunidades quando retornarem ao convívio social, bem como resgatar a autoestima e dignidade”, comentou a diretora da unidade, Adriana Alkmin Pereira Domingues.

Na programação constou o Concurso de Desenhos e Frases, da 2ª Edição do “Calendário da Vida” 2023 com o tema “Vivências e Diversidade no Olhar”. A Campanha do Setembro Amarelo 2023 da Alta Paulista, é a 6ª edição idealizada pela juíza de Direito da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti. A proposta segue as diretrizes das edições anteriores: “Prevenção ao suicídio é a Promoção da Vida”.

Houve, ainda, a apresentação de dança rítmica; ginástica funcional e alongamento, corte de cabelo; oficina de maquiagem; esmaltação; designer de sobrancelha; palestra sobre saúde bucal; teste rápido, exame de papanicolau, verificação de sinais vitais e Índice de Massa Corporal; palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis; tabaco; primeiros socorros; atividade física; auriculoterapia; cursos de confeitaria e panificação; palestras sobre empreendedorismo, além de celebração de missa e culto religioso.

Na área jurídica, foram prestados atendimentos por meio da Defensoria Pública e Centro Integrado de Movimentações Carcerárias. Na área da informação, houve palestra do Programa e Ações da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF).

Colaboradores

As ações desenvolvidas na programação da jornada contaram com as seguintes parcerias: Regina Academia; Salão da Chica; UNIFADRA; Caseirinhos da Cida; SEBRAE; CAEF; Pastoral Carcerária; Dani Talagarça; Jean Zanardo Massoterapeuta; Secretaria Municipal de Saúde; UNP e CAPS AD Dracena.