Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/11/23 | Henrique Barreti /Alice Maira - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornada da Cidadania promove reintegração social de pacientes do Hospital de Custódia de Franco da Rocha II

HCTP II ofereceu orientação para reintegrar os pacientes à sociedade

De 30 de outubro a 1º de novembro, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCPT) II de Franco da Rocha, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), sediou a "Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda", projeto desenvolvido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). O objetivo é oferecer uma série de serviços e ações para os pacientes internados sob medida de segurança com o propósito de promover sua reinserção à sociedade.

Diversas atividades foram realizadas durante o evento. Um dos destaques foi a cerimônia solene ocorrida na abertura, que contou com a presença de representantes da CSSP, dos HCTP I e II de Franco da Rocha, FUNAP, Igrejas Adventista e Batista, Centro de Atenção Psicossocial e de Álcool e outras Drogas de Franco da Rocha, além de representantes do Narcóticos Anônimos.

Daniel Manetta, da Igreja Adventista, conduziu a palestra "Perdão e Esperança", incentivando os presentes a refletirem sobre suas trajetórias e considerarem as ações a serem adotadas para contribuir positivamente à sociedade no futuro. Além disso, os participantes tiveram oportunidade de tirar suas dúvidas com os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), que forneceram explicações sobre o processo de assistência à saúde disponibilizado pelos centros. A jornada contou também com assistência das equipes de enfermagem e jurídica, com a palestra sobre o "Tratamento para a Vida", conduzida pelo grupo Narcóticos Anônimos, e com torneio de futebol e sessão de cinema.

Luciana Corradine, diretora do HCTP II, falou sobre a importância da cidadania e das responsabilidades. "Ser cidadão é possuir direitos e deveres. Ao convivermos em sociedade, é nossa responsabilidade abraçar a cidadania e assumir as responsabilidades do dia a dia", afirmou.

aasassa
Topo