23/11/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária e escola de Guarulhos fazem homenagem especial a professores da rede estadual da cidade

O Dia do Professor, lembrado por todos com carinho, não passou despercebido pela direção da Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos e pela equipe da Escola Vinculadora “Francisco Antunes Filho”. Juntos, no dia 11, organizaram uma homenagem especial aos mestres. A ação teve o apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

De acordo com André Luiz Alves, diretor geral da penitenciária, a intenção foi proporcionar um dia especial na vida de pessoas tão importantes na formação pessoal e profissional de todos. Para o dirigente da escola, Júlio César Moura, a ação teve como foco destacar os professores e também divulgar o trabalho do grupo do coral da penitenciária, desmistificando o olhar preconceituoso em relação ao Programa de Educação nas Prisões (PEP).

Em resultado dessa parceria, mais de 100 pessoas da área educacional de Guarulhos estiveram presentes à homenagem. Dentre elas estavam 75 educadores, dirigente regional de ensino, supervisores de ensino, diretores de escolas do município e representantes da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) da Secretaria da Educação (Seduc).

Para Moura, a ação justifica-se diante da realidade que aponta a educação como uma ferramenta de transformação para os alunos. E completou que “os professores utilizam com excelência essa ferramenta de transformação”.

Prestigiaram o evento o representante da Coremetro e diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação, Cláudio Nachibal Júnior, e o dirigente do Centro de Detenção Provisória II de Guarulhos, Emerson Rodrigues Sanches.

Reconhecimento

Durante o evento, seis educadores receberam uma mensagem especial de reconhecimento pelo trabalho feito. Os homenageados foram Ossanna Chememian Tolmajian - Coordenadora da Faculdade de Direito da FIG-Unimesp de Guarulhos; Vera Lúcia de Jesus Curriel - Dirigente Regional de Ensino Guarulhos-Norte; Rosângela Aparecida Bessa - Supervisora de Ensino; Camila Rodrigues - Coordenadora da CGRH; Flávia Pessoa da Fonseca - Vice-Diretora da Escola Estadual “Francisco Antunes Filho” e Neusa Aparecida Basso de Almeida - Diretora de Escola aposentada da Diretoria de Ensino de Birigui.

Como parte das homenagens, o público presente pode assistir a uma apresentação do coral “Cantando a Liberdade” que é composto por cerca de 200 reclusos da penitenciária. A regência ficou a cargo de um profissional que também é custodiado na unidade prisional. Juntos, eles expressaram agradecimentos aos mestres.

Premiação

A partir da constatação de que todo aluno guarda no coração lembranças de um educador que fez a diferença em sua vida, a unidade prisional promoveu um concurso de redação sobre o tema. Os 28 estudantes que participaram da ação receberam certificados especiais durante o evento alusivo ao dia do professor.

Dentre os participantes, três redações foram destaque e foram apresentadas aos convidados. A leitura do texto foi acompanhada de muita emoção. “Ah! Que saudades da minha professorinha quando ela dizia que antes de P e B vem o M. Nunca me esqueci. Toda vez que tenho de escrever essas letras, lembro-me dela! ”, escreveu A.T.

“Passei uns quinze anos longe da sala de aula...retornei aos estudos e isso tem me deixado muito feliz. A presença dos professores ajuda ricamente o meu emocional, raciocínio e aprendizado”, declarou J.A.S. “Português, matemática e ciência...o professor sempre me fez entender o mundo e as coisas que estão nele”, destacou E.P.R.