22/11/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Diretores da SAP realizam treinamento no Paraguai

País recebeu autoridades do sistema prisional brasileiro para trocar experiências com diretores de unidades prisionais paraguaias

O diretor da Penitenciária I “Jairo de Almeida Bueno” de Itapetininga, Odirlei Arruda de Lima, e o diretor da Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos, André Luiz Alves, participaram do projeto Pris-Coop - Crime Organizado nos Presídios e Tráfico de Drogas em Perspectiva Regional, desenvolvido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, em Ciudad del Leste, Paraguai, nos dias 23 a 27 de outubro.

O encontro reuniu diversas autoridades com a finalidade de discutir assuntos sobre o sistema prisional e capacitar diretores das penitenciárias paraguaias.

Ambos ministraram cursos durante o evento. Na sua apresentação, o diretor da PI de Itapetininga abordou temas como a Gestão Penitenciária, a Política Criminal e os Desafios da Execução Penal na Contemporaneidade, destacando a importância da cooperação dos três Poderes da República - Executivo, Legislativo e Judiciário - para o efetivo enfrentamento dos desafios.

De acordo com Lima, além de honroso, foi muito enriquecedor. “Ao pisar naquele solo estrangeiro e me deparar com a realidade do sistema penitenciário paraguaio, abstraí empiricamente muitos conhecimentos a níveis comparativos do processo monogenético e do ordenamento jurídico daquele país coirmão. Além do seu sistema de justiça criminal e da gestão de recursos humanos voltada à atividade penitenciária”, afirma o diretor.

Já o diretor da PI de Guarulhos deu aulas de Gerenciamento de Crise e Procedimentos de Controle de Visitantes. “Embora o enfoque principal fosse transferir conhecimento técnico e prático para os servidores-alunos daquele país, foi de importância vital para o crescimento pessoal e profissional dos professores envolvidos na ação, da qual tive a honra de fazer parte”, destaca Alves.

A oportunidade dos gestores levar conhecimento sobre o sistema carcerário paulista veio por meio da Escola de Penitenciária, responsável pela formação técnico-profissional dos Agentes de Segurança Penitenciária e dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária.

Em notas publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o coordenador da Região Central, Luiz Fernando Boteon, e o coordenador da Região Metropolitana de São Paulo, Antônio José de Almeida, elogiaram os trabalhos dos diretores Lima e Alves, além de citarem os bons serviços prestados por eles em benefício do sistema penitenciário paulista.