Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/11/23 | Henrique Barreti - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CDP de Mogi das Cruzes sedia Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Ação contou com diversas palestras e curso de primeiros socorros para servidores da unidade

Entre os dias 23 e 27 de outubro, o Centro de Detenção Provisória (CDP) "Dr. Pereira Bicudo" de Mogi das Cruzes, subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A ação foi realizada em conjunto com a equipe de saúde do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS), da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP).

A SIPAT contou com palestras, aulas, cursos e atividades que abordaram temas como defesa pessoal, prevenção ao câncer de mama, suicídio no ambiente de trabalho, respiração consciente e técnicas básicas de primeiros socorros. O objetivo foi capacitar os profissionais para lidar com situações de risco, tanto dentro quanto fora do ambiente prisional, além de promover o bem-estar físico e mental dos servidores.

A semana começou com aula de defesa pessoal ministrada pelo Agente de Segurança Penitenciária Marcio Ferreira. Os servidores tiveram a oportunidade de aprender técnicas de autodefesa, contribuindo para a segurança no local de trabalho.

No segundo dia foi realizada palestra sobre a prevenção ao câncer de mama, ministrada por Solange Alves e Jackeline Uciel, assistentes sociais da entidade sem fins lucrativos Grupo de Apoio de Pessoas com Câncer (GAPC). A palestra apresentou informações sobre a prevenção ao câncer de mama e contou com o depoimento de um paciente que foi de grande relevância, por se tratar de um assunto que é pouco discutido entre o público masculino. Além disso, os participantes também puderam conhecer o trabalho do GAPC.

No terceiro dia, a psicóloga Isabele Santos falou sobre prevenção ao suicídio no ambiente de trabalho, orientando os servidores a identificarem sinais de ideias suicidas entre os colegas e a buscar ajuda profissional quando necessário.

Já no quarto dia da SIPAT, a assistente social Joana Crescêncio ensinou técnicas de respiração consciente, que auxilia no relaxamento e na redução do estresse. A técnica, que consiste em inspirar e expirar profundamente, permite que a pessoa preste atenção no ritmo de sua respiração e nas sensações do corpo, reduzindo o estresse e promovendo o equilíbrio emocional.

No último dia, o professor da Escola de Administração Penitenciária (EAP), Edmar Simões de Souza, que é Agente de Escolta e Vigilância da Base de Escolta de Tremembé, ministrou curso de técnicas básicas de primeiros socorros, como por exemplo a melhor forma de agir em casos de emergência médica, como parada cardiorrespiratória, hemorragia, fratura, queimadura, intoxicação, entre outros.

Segundo Rodolfo Duarte, Diretor Técnico do CDP, "o evento foi de grande importância para o corpo funcional, permitindo a aquisição de valioso conhecimento aos servidores".

aasassa
Topo